O que é Adiantamento de Contrato de Câmbio? – ESTOA

O que é Adiantamento de Contrato de Câmbio?

A moeda internacional pode demorar para ser compensada e para evitar dificuldades há o adiantamento de contrato de câmbio


Advertisement


Advertisement


Lidar com a moeda estrangeira pode ser extremamente complicado, conversões de valores, altas e baixas, onde realizar a compra da moeda estrangeira, todas essas perguntas surgem. Por isso, para facilitar burocracias e deixar a situação melhor, a saída é o Adiantamento do Contrato de Câmbio.

E se já parece difícil para uma pessoa física, uma empresa nacional que mexe com moeda internacional precisa estar sempre atenta ao mercado cambial existente e as condições em que a moeda se encontra para adquiri-la.

Há um tempo de espera para entrega desta moeda, o pagamento de uma importação é realizado apenas quando o produto chega ao destinatário e assim realizar uma exportação é como uma venda a longo prazo em um câmbio diferente, com dificuldades para o fluxo de caixa de quem exportou o produto. 

Advertisement


O que é Adiantamento do Contrato de Câmbio?

O  Adiantamento do Contrato de Câmbio (ACC) é uma antecipação financeira de uma parte ou do total do dinheiro válido da exportação que a empresa do país remetente realizou ao exterior com entrega a longo prazo, o ACC funciona como um “financiamento”, que o banco responsável pode adiantar seu capital a receber, antes do produto embarcar ao seu destino internacional. 

Advertisement


O exportador pode acessar imediatamente parte de seu pagamento sobre seu produto que será exportado e assim não precisa esperar um período grande até a entrega ser realizada, rodando o seu fluxo de capital em caixa com o valor da compra feita pelo destinatário. 

Esse adiantamento é realizado na moeda nacional do remetente, com valores e taxas da moeda estrangeira na qual foi acordado o contrato de venda. Esta conversão é realizada pela taxa de câmbio corrente ao dia da contratação do ACC ao banco.

Advertisement


O adiantamento permite que o exportador receba o pagamento em uma taxa de câmbio fixa, saindo da curva de variações cambiais até o produto ser entregue. 

Funcionamento do Adiantamento do Contrato de Câmbio

Advertisement


Para que um empresário utilize o ACC, é necessário encontrar um banco comercial ou uma instituição financeira autorizada que opere contratos cambiais, após todas as condições necessárias comprovadas, junto ao limite de crédito referente ao valor, o exportador pode realizar a contratação do financiamento. 

Pelo fato de ser um empréstimo com garantia de recebimento futuro pelo banco, a taxa de juros do adiantamento do contrato de câmbio é menor que a média geral do mercado, mas o prazo do ACC é limitado com periodicidade de um ano que vai desde a contratação do crédito, até a data do embarque da exportação.

Vantagens do Adiantamento do Contrato de Câmbio ao Exportador

Alguns benefícios podem ser notados neste modelo de negociação, é um mecanismo muito utilizado pelo mercado de exportação para financiar seus serviços, as taxas abaixo da média é um dos lados positivos deste negócio, outras vantagens são:

  • Recebimento antecipado de parte ou até 100% dos valores exportados
  • Capital de giro que poderá ser utilizado na produção e operação da empresa
  • Financiamento pré-embarque, com a entrada de capital a vista por vendas feitas a longo prazo
  • Fixação da taxa de câmbio, sem variações cambiais até o momento da entrega
  • Isenção de tributos bancários, como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras)

ACC indireto 

O adiantamento de contrato de câmbio como seu próprio nome já enuncia não é apenas para o exportador, ajuda também uma série de agregados que participaram da produção, como as demais empresas e fornecedores envolvidos no produto final, toda a cadeia de produção é beneficiada. 

O ACC indireto ajuda os fabricantes de insumo, parte da integração do processo de produção, assim seu fluxo de caixa pode ser também movimentado, mas o contrato só pode ser fechado com o banco pela empresa exportadora, a detentora final do produto, que necessita declarar todos os insumos utilizados no processo e valores a serem vendidos no exterior. 

Adiantamento do Contrato de Câmbio e Adiantamento sobre Cambiais Entregues

ACC e ACE possuem algumas diferenças.

Embora ambas sejam manobras operacionais semelhantes, o ACE também funciona como um financiamento de exportação, mas que é possível apenas na fase de comercialização após o embarque ser realizado. 

Já o ACC é contratado antes mesmo da carga embarcar, o ACE possui juros e condições melhores do que o adiantamento do contrato de câmbio.