O mercado livre de energia e sua utilização por indústrias – ESTOA

O mercado livre de energia e sua utilização por indústrias

Conheça esse tipo de mercado comercial, o que é, como funciona, objetivos que foi criado e as suas vantagens


Advertisement


Advertisement


É comum e necessário o uso de energia elétrica, principalmente para empresas, fábricas e indústrias. Isso porque elas necessitam da facilidade e da praticidade que a energia elétrica disponibiliza.

É por isso que existe o livre mercado de energia, para que haja a possibilidade de fornecer energia para essas indústrias e fábricas, afinal elas requerem um uso maior de energia elétrica.

Ter a opção de escolher contratar energia é essencial para diminuir os custos e consequentemente terem maior faturamento e lucro, pois uma administração financeira visou soluções e menos despesas ao adquirir o mercado livre de energia.

Advertisement


O que é o mercado de livre energia e como é o seu funcionamento

O mercado livre de energia acontece quando há um comércio vendendo energia para livres consumidores, dos quais ao contratar esses serviços estão isentos de aumento de tarifas, como é na utilização da energia cativa, que o uso de energia elétrica é feito por uma concessionária de energia que fornece dentro dos seus parâmetros e critérios como deve ser pago o uso de energia que ela fornece e não oferece a opção de uma alta tensão de energia, então se uma empresa que usa muita energia pagará caro por estar utilizando de um mínimo ou médio KW, sendo que poderia terceirizar a energia, comprando a quantidade máxima do que será usado na sua empresa, apenas por um valor específico.

Advertisement


Há então o mercado livre de energia e o mercado cativo de energia, no cativo são as concessionárias que fornecem energia para uma massa da sociedade.

Elas são cobradas pelos critérios da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), as tarifas são definidas de acordo com as porcentagens da conta de energia, em que dos tributos, às distribuição e a compra de energia compõem 53,5%;  a transmissão de energia 29,5% e encargos setoriais 17%. As contas de energia são calculadas com o quanto cada estabelecimento usa os KW e a tarifa cobrada por 1000 KW dependerá da região. 

Advertisement


Ou seja, no mercado cativo de energia há uma distribuição de energia por meio das concessionárias que têm tarifas regularizadas por uma agência do governo.

Para as empresas de médio a grande porte que necessitam de um grande uso de energia para funcionar não vale a pena usar esse tipo de energia, por isso optam por contratar um mercado livre de energia, pois há uma liberdade de negociação em contratar por um valor específico a quantidade que usam de energia para trabalharem.

Advertisement


As comercializadoras precisam estar autorizadas pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) que registra, monitora e liquida os contratos de compra do mercado livre de energia.

É possível contratar esses serviços diretamente das distribuidoras de energia elétrica, que são as usinas, ou pela comercialização de energia elétrica, é em um desses cenários que surgem os consumidores livres ou os especiais.

Geralmente os consumidores especiais são as empresas, fábricas ou indústrias já citadas, afinal eles tem uma grande demanda de produção então se encaixam no uso mínimo ou superior de 500 KW mensal de tensão de energia e também só podem contratar energia especial (que são de fontes solar, eólica ou biomassa).

Os exemplos de indústrias que utilizam o mercado livre de energia são as indústrias mecânicas, pois tem máquinas de grande porte para serem usadas em produção e também a indústria farmacêutica e a alimentícia, também por conta das máquinas e o uso da energia solar.   

Os consumidores livres são aqueles que compram a energia elétrica utilizando cargas igual ou superior a 1500 KW em qualquer nível de tensão, e as cargas mudarão em 2022, que irão para igual ou superior a 1000 KW e em 2023 para igual ou superior a 500 KW.

Os benefícios de ser um consumidor do mercado livre de energia

Ter um valor estável de despesas e custos ao produzir algo, é uma grande segurança para os empresários, eles estão sempre buscando formas de diminuir custos, pois tem mais lucro, principalmente quando fazem isso produzindo e oferecendo compras de produtos sem alteração na qualidade.

Por isso buscam como solução a compra de energia, em que por um período de tempo tem uma quantia estacionada de KW que serão usados, não será oscilado de acordo o quanto foi usado a cada mês.

É disponível negociação personalizada e contratos de acordo com o funcionamento da indústria, não mudando de acordo com as tarifas.

Quando o dono de uma empresa decide mudar a forma de consumo de energia em seu estabelecimento, se insere em um processo de seis meses para se tornar um consumidor especial.