As commodities e sua precificação
As commodities têm impacto geral no mercado e na economia, entenda o que é e quais são esses impactos
É visível para muitas pessoas que as commodities são importantes para a produção em massa de produtos, afinal elas são as mercadorias utilizadas como matéria prima e por meio delas que são derivados outros produtos que muitas empresas precisam para ofertar outros serviços ou produtos, por exemplo restaurantes que precisam de ingredientes e para eles é mais em conta comprar produtos em alta quantidade para que as receitas sejam feitas.
Por isso para os investidores de renda variável é de muita importância estarem atentos ao valor das commodities, pois elas são a matéria prima de muitas empresas que emitem títulos na bolsa de valores, dos quais os investidores têm ativos e aplicam
AS COMMODITIES
Assim como qualquer outro produto, as commodities são determinadas e decididas pela demanda que há sobre aquele produto, por exemplo, a soja e o café são commodities, a colheita do café no Brasil está em aproximadamente a 77% de quantidade a ser sacada, já a da soja está em aproximadamente 95%, sendo assim, a demanda da soja é maior que a demanda do café, então seu preço e mão de obra serão definidos dessa forma.
As commodities não são produtos industrializados, eles são produtos puros, em sua essencial, por exemplo a cana-de-açúcar, da planta dela é extraído um caldo e quando filtrado os cristais de açúcar são feitos e passados por algumas outras etapas que o deixa com cor e texturas diferentes, ou seja, a cana de açúcar é a matéria prima, da qual a natureza oferece e quando colhida é usada para ser a principal fonte de industrializar outro produto.
As commodities, na questão de alcance mundial, podendo dar ênfase às agrícolas, pois como para serem colhida elas depende do clima e do solo, logo, das características naturais do meio ambiente de um país, muitas são compradas por outros países, por exemplo, a produção de café no Brasil é forte a mais de um século, pois há uma boa drenagem e fertilidade do solo e também o clima tem um grau ideal para o plantio, principalmente em períodos mais chuvoso, porém com mais sol.
SUAS CLASSIFICAÇÕES, EXEMPLOS E SEU VALOR MUNDIAL
Como as commodities são produzidas em âmbito mundial por meio de exportações e importações, a economia e políticas monetárias são muito movimentadas por conta das compra e vendas das commodities, dentre essas compras e vendas estão selecionadas algumas áreas diferentes, além da alimentícia, outras que são consideradas commodities são as seguintes:
As commodities agrícolas, estas direcionadas para a produção de alimento, como os grãos, proteínas e macias, que são chamadas de softs, são geralmente tratadas de alguma forma, por técnicas naturais ou químicas. Essas também estão inseridas na indústria têxtil, como no plantio de algodão.
Tem as commodities minerais, são definidas pelo grande valor rentável, como o ouro, ferro, prata e alumínio.
Há commodities de recursos energéticos, são as que disponibilizam uma mobilidade mais fácil no dia a dia, como o petróleo, etanol, eletricidade e carvão.
E por fim as commodities financeiras, que são relacionadas com as moedas internacionais ou a emissão de investimentos de títulos públicos.
O BRASIL E O SEU PAPEL COM AS COMMODITIES
Como foi dito acima, o Brasil produz muitas commodities na área da agricultura, e está em 4° lugar no ranking mundial de produção de grãos. No entanto, desde que o país foi colonizado, o Brasil já cedeu muitas matérias primas para Portugal, como o pau-brasil, cana-de-açúcar, ouro e o café.
Atualmente como forma de receita para agricultores, é exportado para muitos países e também produzido para uso interno, muitas mercadorias com demanda em massa, como a soja, o boi, para ser consumido como proteína, o ouro, petróleo, trigo e laranja.
Os preços delas variam de acordo com a demanda que cada consumidor necessita, mas ela é muito comercializada na bolsa de valores, principalmente em setores que colocam para investir no valor das commodities no mercado futuro.
A PRECIFICAÇÃO
O Brasil é um dos países que mais tem a economia interna dependente do preço das commodities, isso porque tem uma forte demanda pelo mundo, e os impactos no país é que por ter uma alta demanda externa, os custos com logísticas, produções e taxas alfandegárias são altos, mas o preço brasileiro fica dependente dos preços de outras nações que têm menos produção, portanto menos custos.
A forma de negociações, compra e venda das commodities internacionais são feitas na bolsa de valores, a mais influente é a dos Estados Unidos, Chicago.