Information Ratio: uma forma de verificar seus ativos – ESTOA

Information Ratio: uma forma de verificar seus ativos

Saiba se os seus investimentos estão indo bem por meio dessa medida, como ela funciona e suas características


Advertisement


Advertisement


É possível identificar como está o cenário do seus ativos nos fundos de investimentos, essa forma disponibilizada para verificar eles se chama information ratio, basicamente um cálculo em que junta informações dos seus ativos e mostra os resultados.

Os fundos de investimentos que a information ratio possibilita esses cálculos são os fundos cambiais, os fundos de DI, os fundos de investimentos em ações, ou seja, são possíveis de serem empregados entre os diversos outros investimentos atrelados aos fundos de investimentos.

ENTENDA MELHOR A DEFINIÇÃO DE INFORMATION RATIO

Também conhecida com a siglas IR, a Information Ratio é uma maneira de cálculo para que um investidor tenha conhecimento sobre como está a rentabilidade de seus investimentos, vale lembrar que isso é algo que depende dos riscos do investimento e de onde ele está sendo aplicado, ou seja, o benchmark envolvidos são relativos e dependerá do tipo de investimento. 

Advertisement


É uma medida de verificar a situação em que a aplicação está, ou seja, como a aplicação está rendendo, os riscos intrínsecos daquele momento, as informações também incluídas nessas verificações estão relacionadas com o desempenho e trabalho dos agentes dos fundos de investimentos.

Para que a information ratio (IR) saia da teoria e seja colocada em prática demonstrando a sua forma de como conferir o fim obtido pela aplicação, é essencial que tenha informações reunidas, essas que deverão ser analisadas.

Advertisement


As análises feitas são referentes ao tempo e elas que dirão sobre como está o trabalho da pessoa responsável por liderar-lá. Veja só, se vários resultados da aplicação forem obtidos e nele tiver muitas oscilações, por exemplo em uma semana havia bons resultados e na outra resultados ruins, significa que o trabalho do gestor contratado não está em equilíbrio e com baixas prejudiciais para a rentabilidade.

As informações que devem ter para fazer o cálculo da Information Ratio é o retorno do portfólio, o retorno de benchmark e o erro de rastreamento, serão desses dados que será possível utilizar a fórmula de Information Ratio, e que no seu total irá mostrar o quanto de rentabilidade o investidor terá.

Advertisement


Para ser possível entender melhor este cálculo é necessário entender o que é o retorno do portfólio, retorno do benchmark e o erro de rastreamento, pois então segue os seus significados:

No primeiro é considerado informações como o resultado de todos os investimentos em que um profissional adquiriu, ou seja, é a junção de seus ativos, no segundo caso é classificado dados que dizem a respeito da resposta de uma lista que tem as informações relacionadas ao tempo em que o portfólio está rendendo e se o rendimento foi o esperado e por fim, no terceiro, o erro de rastreamento, é o valor numérico que retrata a quantidade de rentabilidade diferente do retorno de portfólio para o retorno de benchmark.

Advertisement


A estruturação da fórmula tem as siglas IR – Information Ratio, a RP – Retorno do Portfólio, o RB – Retorno do Benchmark e a ER – Erro de Rastreamento, e elas são organizadas em que a RP é menos que RB e o resultado é dividido por ER, dessa forma encontra-se o IR.

Embora a Information Ratio sirva adequadamente para apontar qual a rentabilidade de um ativo, é necessário lembrar que por cada ativo e cada investimento ter tido estratégias diferentes para acontecer, o IR serve para equiparar ativos com estratégias semelhantes ou iguais, ou seja, ela serve para definir qual das estratégias usadas tiveram uma métrica melhor, por exemplo, se a compra e venda de um ativo foi feita, como é feita na long-short o resultado pode ser comparado com o resultado somente da compra de vários ativos, como é na long only.

Dessa forma, podemos entender que há momentos específicos para que seja usado a Information Ratio, ela não é uma regra na qual você precisa sempre usar, apenas deve analisar se essa vale a pena para o tipo de investimento que fez, se for para usar para comparar um investimento nas ações da bolsa, para um fundo de investimento, terão informações e dados distintos que não estão inseridos na fórmula de IR.