A importância de fazer o valuation da sua empresa – ESTOA

A importância de fazer o valuation da sua empresa

Método costuma ser usado por empreendedores que planejam avaliar a sua empresa de uma forma justa


Advertisement


Advertisement


Toda empresa atualmente deve pensar em fazer avaliações para saber como anda o seu desenvolvimento e estar preparada caso haja algum investidor interessado no seu empreendimento. O valuation pode ajudar a mapear a sua empresa para que em uma futura negociação os preços estipulados sejam justos.

Mas o que é valuation?

O processo que em português pode ser traduzido como, avaliação de empresas serve para calcular o valor real de uma empresa, ou o valor que ela pode atingir e dar de retorno para um investidor.

O termo passou a ser mais conhecido pelo grande público brasileiro com o programa Shark Tank Brasil, em que empreendedores e donos de empresas vão em busca de investimento. 

Advertisement


Mas antes dos integrantes pensarem em comprometer uma parte da sua fortuna em um negócio que pouco conhecem, eles precisam saber o valuation das empresas em questão. Para saber se vale a pena.

A importância de fazer o valuation da sua empresa
Técnicas são usadas no mundo dos negócios para evitar preços exorbitantes/ Fonte: eDou

Existem várias técnicas para calcular o valuation do seu estabelecimento de forma que se chegue a um valor justo e que atraia interessados, o mais conhecido é o FDC (Fluxo de Caixa Descontado).

Advertisement


Entretanto, o valuation também precisa ser encarado como algo subjetivo e que pode apresentar variações com o decorrer dos anos, caso aconteça algum imprevisto com a sua empresa.

Para que serve o valuation?

O método tem a sua importância justamente para que o dono da empresa não saia perdendo por vendê-la mais barato do que deveria ou querer exigir um preço que não caiba no mercado atual.

Advertisement


Logo, o valuation serve para fazer com que as ações sejam vendidas no valor real do ativo em questão. Por isso é sempre importante comparar os preços do mercado. 

Essa comparação é feita costumeiramente por quem participa do mercado de ações. Um investidor não vai comprar um ativo sem olhar a relação de Preço/Lucro (P/L). Justamente para não sair no prejuízo caso seja um investimento de risco.

Advertisement


Geralmente quanto menor o Preço/Lucro, maior será a chance de lucrar, principalmente se for um ativo de um ramo que não esteja tão saturado com tantas empresas disputando espaço.

Tipos de valuation

Além do FDC, existem outro tipos de técnicas para se fazer o valuation do seu empreendimento, entre estes métodos:

  • Múltiplos de mercado;
  • ativos ou valor patrimonial.

O Fluxo de Caixa Descontado consiste em calcular o valor total da sua empresa e projetar a margem de lucros futuros que pode ocorrer somado ao risco do investimento. 

Pensando na questão do risco e nas dificuldades de se analisar uma empresa projetando muitos anos à frente. O FDC estabelece uma quantidade mínima e máxima de anos nas suas projeções. Sempre será algo entre 5 e 10 anos.

O método de múltiplos de mercado usa como parâmetro fazer projeções com comparações relativas de indicadores entre a sua empresa e outras do mesmo ramo que são suas principais concorrentes.
Entre os indicadores de mercado mais usados para identificar o valor do seu negócio, está o Ebitda. Que calcula o lucro antes que os juros sejam descontados.

A importância de fazer o valuation da sua empresa
Projeções são feitas por meio de cálculos para saber o valor total/ Fonte: Instituto Brasileiro de Coaching

Por último, na avaliação de ativos ou valor patrimonial, é posto na balança tudo que a empresa possui e declara em seu nome. Desde imóveis até equipamentos do escritório, além das dívidas.

Apesar disso, o método de valor patrimonial não consegue projetar um futuro da sua empresa, portanto, a análise fica restrita apenas aos bens que você possui no presente.

Na análise de ativos, há duas possibilidades de fazê-la: valuation contábil ou de liquidação.

Valuation Contábil

Ele calcula apenas o patrimônio líquido da empresa, mas ele não consegue trazer o real valor do negócio por causa das variantes encontradas nesse processo, como por exemplo, não saber o valor real das ações.

Valuation de liquidação

Já no de liquidação, a conta é mais simples e é feita da seguinte maneira. São somados os ativos (patrimônio) da empresa e subtraídos os passivos (dívidas e custos operacionais).
 
Esta é uma análise de curto prazo e na maioria das vezes o motivo dela ser feita não é bom. Indica que a empresa está fechando ou sendo liquidada.