O que é ordem de compra e qual sua importância?
Para adquirir um ativo mobiliário na bolsa de valores, o investidor precisa enviar uma ordem de compra para a sua corretora.
Ordem de compra é um documento da compra do serviço ou produto. Esse documento é a formalização de que a empresa se comprometa a adquirir os produtos conforme os prazos e valores que foram acordados com os fornecedores.
A ordem de compra serve também para controlar as entradas e saídas do estoque da companhia e para registrar as aquisições de produtos.
Vale ressaltar que, mesmo que contenha dados como prazos, preços e condições de pagamentos, as ordens de compra não servem como contratos.
A ordem de compra pode ser enviada pessoalmente ou remotamente, seja de maneira escrita, pela internet ou por telefone.
Após os investidores enviarem a ordem de compra para sua corretora, é hora das corretoras agirem. As corretoras repassam todas as ordens de compra para um sistema que é onde ocorre a negociação do mercado. Todas são registradas com as informações do cliente, horário de recebimento e condições de execução.
Como funciona?
Devido ser um documento de formalização extremamente importante para o controle das despesas do negócio, ele precisa conter algumas informações que são obrigatórias:
- Número de série da nota de compra;
- Código de compra;
- Identificação do fornecedor;
- Identificação do cliente;
- Descrição dos produtos e quantidade;
- Contato do fornecedor;
- Responsáveis pelo recebimento da encomenda;
- Data e local de recebimento do produto;
- Valor da compra;
- Data e forma de pagamento;
- Assinatura do responsável pela compra;
- Data da compra.
Tipos de ordem de compra
Os principais tipos de ordens de compras são:
Ordem de Compra a Mercado
Essa ordem é quando o investidor indica somente a quantidade que deseja adquirir e o nome do ativo. A compra é feita no preço que o ativo estiver sendo negociado naquele momento.
Ordem de Compra Administrada
Também funciona informando somente o ativo e a quantidade a ser comprada, porém, a corretora tem autonomia para poder decidir qual o melhor momento para realizar a compra.
Ordem de Compra Limitada
O investidor indica o preço e a quantidade limite que deseja pagar por determinado ativo. A compra nesse caso, só será feita quando o preço for menor ou igual ao valor informado pelo cliente.
Ordem de Compra Start
Essa ordem é programada para ser realizada quando o ativo estiver acima de um determinado preço. Ela é utilizada para conter perdas em operações onde o investidor opera vendido.
Montar uma ordem de compra
Para montar uma ordem de campo, é necessário estabelecer quais produtos serão adquiridos.
Após estabelecer os produtos, terá que identificar o código de acordo com a ordem de compra. Por exemplo, se for a primeira compra do ano, o código vai ser 1/2022, 2/2022, assim por diante. Essa etapa é fundamental, pois os códigos contribuem com o controle de compras e com a identificação futura.
Em seguida, estabeleça os produtos e a quantidade que vai ser adquirida. Entre em contato com o fornecedor para saber em quanto tempo o produto vai demorar para chegar, a partir da data de recebimento da ordem de compra. Não esqueça de confirmar as formas de pagamento que a sua empresa vai estar disposta a utilizar com o fornecedor.
E por fim, verifique com o representante do fornecedor se a ordem está correta. Caso esteja tudo certo, ambas as partes devem assinar a ordem, oficializando então, preços e prazos combinados.
Importância da Ordem de Campo
A ordem de campo é extremamente importante devido ao seu papel fundamental no controle das despesas de qualquer negócio. A aplicação correta da ordem dentro do processo de uma empresa, fornece inúmeros benefícios, principalmente para lojas virtuais, que proporcionam maior controle, e ajudam no desenvolvimento de estratégias de venda.
Ela impacta em todo o empreendimento, e tendo sua documentação correta, os gestores conseguem ter uma visão bem mais ampla do negócio, o que faz tomar decisões mais assertivas baseadas em dados.
Além desses fatores, ela também garante mais credibilidade à empresa, pois os fornecedores vão ter dados necessários para realizarem uma compra favorável, solicitando valores mais baratos, condições mais interessantes, formas de pagamentos flexíveis, entre diversas outras vantagens.
É importante lembrar que, só é possível adquirir uma ação, caso o cliente envie uma ordem de compra para sua corretora, para assim, sua oferta ser inserida no book de negociações da bolsa.