Conheça o Mercado de Opções e aprenda a negociar opções na bolsa – ESTOA

Conheça o Mercado de Opções e aprenda a negociar opções na bolsa

As opções também são negociadas na Bolsa de Valores Brasileira, e são atrelados a ativos de renda variável, como ações.


Advertisement


Advertisement


Opções são instrumentos que são negociados no mercado financeiro. Elas são contratos que dão ao investidor o direito de comprar (call) ou vender (put) um determinado ativo em uma data futura, por um certo preço. Por tanto, são contratos que vão ser executados em outro momento. 

Na maioria das vezes, esses ativos são ações de empresas negociadas na B3. Porém, é possível que as opções sejam derivadas de outros ativos, como contratos de juros e moedas. 

Aos que compram as ações, devem pagar um determinado valor, que é chamado de prêmio. 

Advertisement


Nesse mercado, as pessoas que exercem a opção de compra ou venda, não precisam realizar a operação no futuro, é uma escolha do investidor. As datas de vencimento e o preço da operação, já são definidos de antemão.  

Porém, caso as condições de mercado não se confirmarem na data de liquidação, o dono da opção não vai precisar exercer o direito de compra e venda. 

Advertisement



Existem duas classificações que determinam se o derivativo é uma opção europeia ou americana. A opção Europeia determina que tanto a compra, quanto a venda, aconteça somente no vencimento do contrato. E a opção Americana, permite que a compra ou venda da opção ocorra a qualquer momento. 

Advertisement


Uma das principais funcionalidades do mercado de opções, é ser capaz de servir como um tipo de seguro para investidores. 

Muitas pessoas utilizam o mercado de ação de maneira especulativa, negociam com o objetivo de obterem altos ganhos em curto prazo. 

Advertisement


O mercado de opções funciona de maneira alavancada. Pequenas oscilações nos preços dos ativos que são atrelados às opções, são capazes de alavancar a volatilidade desses derivativos, tanto para baixo, quanto para cima. 

É possível obter ganhos com isso, como também é possível obter grandes perdas. 

Conheça alguns conceitos básicos sobre a formação das opções: 

Titular

O titular é o responsável por comprar a opção, e por conta disso, possui o direito de comprar ou vender o ativo. 

Lançador 

O lançador vende a opção para o titular, cedendo o direito de comprar ou vender o ativo da opção. Também assume a obrigação de comprar ou vender o ativo.

Conheça o Mercado de Opções e aprenda a negociar opções na bolsa

Put (opção de venda)

Possui o direito de vender o ativo do contrato pelo preço de exercício na data do vencimento. Não existe a obrigação de realizar a venda nesse caso. Quem tem a put recebe um prêmio ao ceder esse direito a outro investidor. 

Prêmio

É o valor pago por quem está comprando uma opção para quem está vendendo. O comprador passa a ter o direito de comprar ou vender o ativo da opção. 

Call (opção de compra)

Dão ao titular o direito de comprar o ativo do contrato por um preço prefixado na data do vencimento. 

Strike

Representa o valor prefixado pelo qual o ativo pode ser negociado no exercício da opção. 

Opções de compra

Nesse tipo de opção, o titular possui o direito de comprar um determinado ativo, por um preço no futuro, chamado strike. 

Para conseguir esse direito, o titular precisa pagar um prêmio. Até a data de vencimento estabelecida, o titular precisa decidir se vai exercer ou não o seu direito. Após a data de vencimento, a opção se expira. 

O titular deve exercer seu direito quando o preço da ação estiver acima do preço de strike. Isso acontece porque, ele vai estar pagando um valor mais baixo no ativo em relação ao negociado na bolsa. 

O lançador da opção de compra (o que realiza a venda da call) faz isso por conta que, caso a sua ação suba e ultrapasse o strike, ele vai ganhar o prêmio pago pelo titular e também a alta do seu ativo, que é limitada ao preço do strike. 

Porém, caso o preço caia, ele pode manter o seu ativo e ficar com o prêmio da opção. 

Opções de venda

Esse ativo dá o direito ao titular de vender ativos-objetos por um preço no futuro. Para obter esse direito, o titular precisa pagar um determinado valor, que também é chamado de prêmio.

Após realizar o pagamento, os que possuem opção de venda têm o direito, mas não obrigação de vender o ativo a certo valor no futuro, o chamado strike. 

Para o lançador da opção de venda, o lucro pode ocorrer quando o titular não exerce seu direito, por conta do maior preço do ativo-objeto no mercado. Com isso, o lançador da opção não precisa comprar o ativo do titular, ele fica então, com o prêmio da opção somente para si. 

Porém, caso o ativo cair e o titular exercer seu direito, o lançador terá que comprar o ativo pelo preço do strike.

Conheça o Mercado de Opções e aprenda a negociar opções na bolsa

Para que serve o mercado de opções?

O mercado de opções possui duas principais funções: Servir como um tipo de proteção ou seguro (hedge) e ser utilizado como um instrumento de alavancagem. 

Riscos

Seu maior risco é referente a perda permanente de capital. São poucas as vezes em que o retorno dos derivativos são grandes para os investidores, o que na prática, acontece mais perdas do que ganhos. 

Muitas pessoas consideram que operar em opções é um ótimo investimento. É necessário que entendam que operar em opções não é bem uma forma de investir, e sim um ato especulativo, tendo o objetivo de ganhar dinheiro, que também podem gerar grandes perdas.