El Salvador prepara lançamento de Bitcoin Bonds; ‘Se falhar, muitas portas se fecham’
As autoridades de El Salvador acabaram de anunciar os planos do governo do país de lançar os chamados Bitcoin Bonds, os primeiros títulos soberanos emitidos em blockchain.
De acordo com o Financial Times, o país pretende arrecadar US$ 1 bilhão dessa forma. A ideia é usar os fundos para melhorar a infraestrutura de mineração de Bitcoin do país e comprar mais da criptomoeda.
Além disso, parte do valor será destinada à construção da chamada “Bitcoin City”, perto do vulcão Conchagua, na região de La Unión, no sudeste do país. O governo pretende usar a energia geotérmica do vulcão para minerar BTC.
Bitcoin Bonds de El Salvador
Conforme informado pelo CriptoFácil, o lançamento dos títulos está previsto para ocorrer já nesta semana, até o dia 20 de março.
O ministro das Finanças de El Salvador, Alejandro Zelaya, confirmou a data. Entretanto, ele ponderou que pode haver atrasos devido ao conflito em curso entre Rússia e Ucrânia:
“Acreditamos que entre 15 e 20 de março é o momento certo. Temos as ferramentas quase prontas. Mas o contexto internacional nos dirá… eu não esperava a guerra na Ucrânia”, disse.
Segundo Zelaya, a taxa do título será de 6,5% ao ano. O parceiro de El Salvador para a emissão de títulos é a startup Blockstream, que cuidará dos aspectos técnicos da colocação.
Quando o lançamento dos títulos de El Salvador foi anunciado pela primeira vez em novembro de 2021, afirmou-se que esses títulos seriam colocados à venda na exchange Bitfinex. No entanto, a referida exchange não fez nenhum anúncio nesse sentido.
Portas se fecharão se lançamento fracassar
O ex-presidente do banco central de El Salvador, Carlos Acevedo, disse que muitas portas se fecharão se o lançamento dos Bitcoin Bonds for um fracasso. Ele ressaltou que a emissão do título vai definir muito.
De acordo com o Financial Times, os investidores institucionais estão de olho no título. No entanto, permanecem à margem por enquanto, com a maioria dos investidores sendo de varejo.
Um desses investidores é Josué País, proprietário de um negócio de táxi em El Salvador que aceita pagamentos em BTC. Ele disse que planeja colocar cerca de US$ 200 no título quando for lançado esta semana:
“Número um, vou fazer isso para apoiar o país. Número dois, porque é uma aposta grande e atraente.”