Novas altas de juros serão apropriadas, avalia Fed – ESTOA

Novas altas de juros serão apropriadas, avalia Fed


Advertisement


Advertisement


Os dirigentes do Federal Reserve (Fed) entendem que as altas de juros básicos dos EUA serão cada vez mais apropriadas, segundo consta no comunicado divulgado nesta quarta-feira, 16, em que a entidade ainda informou o aumento da taxa dos Fed funds para a faixa entre 0,25% e 0,50% ao ano.

Em comunicado, o Comitê destacou que continuará monitorando as implicações das informações recebidas para as perspectivas econômicas, estando preparado para ajustar a orientação da política monetária conforme apropriado. “As avaliações levarão em conta uma ampla gama de informações, incluindo leituras sobre saúde pública, condições do mercado de trabalho, pressões inflacionárias e expectativas de inflação e desenvolvimentos financeiros e internacionais”, diz o texto.


Advertisement


Projeção do PIB reduzida apesar de altas de juros

Apesar das altas de juros, o Federal Reserve reduziu a projeção de alta do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022, de 4,0% previstos na reunião de dezembro para 2,8% neste mês, segundo a mediana das previsões.

Para os anos seguintes, as previsões para alta do PIB se mantiveram inalteradas a 2,2% em 2023, 2,0% em 2024 e 1,8% no longo prazo.

Advertisement


As medianas para taxa de desemprego em 2022 e 2023 também foram mantidas, a 3,5% para ambos os anos. Em 2024, a previsão subiu de 3,5% para 3,6%. No longo prazo, permaneceu em 4,0%, sem alterações.

Balanço patrimonial

Os dirigentes Fed esperam começar a redução de balanço patrimonial nas próximas reuniões. Em comunicado com a decisão de política monetária da autoridade após a reunião de março, o Comitê apontou que espera começar a reduzir suas participações em títulos do Tesouro e títulos garantidos por hipotecas em um dos próximos encontros.

Advertisement


*Com Estadão Conteúdo.