Saiba como foi desempenho do Ibovespa esta semana
O Ibovespa é o principal indicador de desempenho das ações que são negociadas na B3, ele é composto pelas ações e units de companhias listadas na Bolsa de valores brasileira.
Nesta segunda-feira (14), pressionado pela queda nas ações de commodities e pela expectativa de decisões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos, o Ibovespa fechou em queda de 1,60% aos 109.927,62 pontos.
Obteve o menor nível desde 24 de janeiro, o qual atingiu 107.937,11 pontos. Devido a queda, a semana iniciou-se em linha com o tom negativo dos mercados nos Estados Unidos.
Por outro lado, o dólar foi negociado em alta.
Cenário da bolsa brasileira esta semana
A Bolsa fechou em queda de 1,72%, a 111.713 pontos na última sexta-feira (11). Junto com o resultado de segunda-feira, acumulou-se uma queda de 2,84% no mês. Sobe 4,87% no ano.
De um lado, as ações de empresas que são ligadas às commodities cederam. Do outro, os bancos limitaram as perdas.
Na manhã desta segunda-feira, os mercados haviam se animado devido às informações de que a Ucrânia havia iniciado negociações com a Rússia sobre um possível cessar-fogo.
Porém, o humor virou em Wall Street ao longo da sessão, com a venda de ações de crescimento, diante da proximidade da esperada primeira alta de juros nos Estados Unidos em três anos.
Mesmo com as expectativas de ambos elevarem a taxa de juros, os investidores aguardam decisões de política monetária do Federal Reserve e do Banco da Inglaterra.
Além disso, os investidores também estão de olho nas medidas em discussão pelo governo para conter a alta dos combustíveis para os consumidores.
Índice continuou em queda nesta terça-feira
No segundo dia da semana, nesta terça-feira (15), o principal índice de ações da B3 fechou em queda, recuando 0,88%, a 108.959 pontos.
A queda do Ibovespa vem seguindo, acompanhando o clima negativo nas bolsas externas, conforme os preços dos commodities recuarem no mundo todo e o aumento dos casos de Covid-19 ameaçarem as perspectivas na China, para a segunda maior economia do mundo.
Como na segunda-feira a bolsa fechou em queda de 1,60%, com o resultado desta terça-feira, acumulou-se uma queda de 2,47% na semana e 3,70% no mês. Sobe, no entanto, 3,95% no ano.
A Petrobras teve queda de aproximadamente 2,5% e a Vale recuou cerca de 3%. A Bolsa brasileira está sofrendo com as preocupações renovadas com a Covid na China e com as commodities recuando.
Ibovespa fecha em alta nesta quarta-feira
Já nesta quarta-feira, em dia de decisão sobre juros no Brasil e nos EUA, o índice de ações da B3/Ibovespa fechou em alta.
O Ibovespa subiu 1,98%, a 111.112 pontos.
Com esse resultado apresentado, e de acordo com os resultados de segunda-feira e terça-feira, acumula-se uma queda de 0,54% na semana, 1,79% no mês e sobre 6% no ano.
Devido à disparada nos preços dos combustíveis e em meio à guerra na Ucrânia, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central do Brasil, anunciou na quarta-feira a nova taxa básica de juros da economia.
Índice continuou em alta nesta quinta-feira
O Ibovespa terminou o pregão nesta quinta-feira (17) em alta de 1,77%, a 113.076 pontos e com volume negociado de R$ 36,1 bilhões. Estendendo a alta de 2% da véspera, com ajuda das ações de bancos e de commodities e em meio aos ganhos em Wall Street.
A Vale foi a principal contribuição positiva para o índice Ibovespa, diante da valorização do minério de ferro, enquanto a Petrobras cedeu, contrapondo-se à disparada do petróleo.
Nesta quinta-feira, os futuros dos índices acionários dos Estados Unidos recuaram, uma vez que a Rússia moderou as expectativas em torno das discussões de paz com a Ucrânia.
Foram identificados avanços nas negociações para encerrar a operação militar especial da Rússia, o que ajudou as ações globais a subirem nesta semana, porém, segundo o Kremlin, ainda não havia acordo na quinta-feira.
Ibovespa opera em alta nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira (18), o principal índice da bolsa brasileira, conhecida também como Ibovespa, está operando em alta. Por volta das 11h11, o índice subiu 0,81%, aos 113.996 pontos.
Enquanto isso, o dólar subiu 0,29%, comercializado a R$ 5,0486.