Rússia afirma que vai aceitar bitcoin como pagamento de exportações
A Rússia está aberta a aceitar bitcoin para suas exportações de recursos naturais, afirmou o presidente do comitê de energia do Congresso do país, Pavel Zavalny, em entrevista coletiva na quinta-feira.
Zavalny explicou que a Rússia está aberta a aceitar diferentes moedas para suas exportações, a começar pelo gás natural, dependendo da forma de pagamento preferida do comprador.
No entanto, o presidente disse que os termos dependerão do status das relações exteriores do país importador com a Rússia.
“Quando se trata de nossos países ‘amigáveis’, como China ou Turquia, que não nos pressionam, há algum tempo oferecemos a eles a troca de pagamentos para moedas nacionais, como rublos e yuans.
Com a Turquia, pode ser lira e rublos. Portanto, pode haver uma variedade de moedas, e essa é uma prática padrão. Se eles querem bitcoin, vamos negociar bitcoin.” – Disse Zavalny.
Declaração
A declaração veio logo após os comentários do presidente Vladimir Putin na quarta-feira exigindo que os países “hostis” paguem pelo gás russo em rublos.
A mensagem de Putin foi clara, mas não foi estabelecido se a Rússia pode alterar unilateralmente os contratos existentes acordados em euros.
O presidente do comitê de energia da Duma do Estado ecoou a decisão de Putin, acrescentando que o país também deveria aceitar o ouro.
“Quando trocamos com países ocidentais… eles devem pagar em dinheiro vivo.
E dinheiro vivo é ouro, ou eles devem pagar em moedas que sejam convenientes para nós, e essa é a moeda nacional – o rublo. Isso se relaciona com nossos países ‘hostis’”.
Histórico Recente
A abertura da Rússia para aceitar o bitcoin como pagamento vai no sentido oposto das falas de Putin no ano passado, que descartou a possibilidade em uma entrevista no evento Russian Energy Week em Moscou.
“Acredito que tem valor”, disse Putin na época, referindo-se ao Bitcoin.
“Mas não acredito que possa ser usado no comércio de petróleo.”
O tamanho atual do mercado de Bitcoin e sua liquidez levantam questões sobre se a moeda descentralizada poderia ser amplamente utilizada pelos países no comércio internacional neste momento.
No entanto, ao estar aberta à possibilidade e, eventualmente, realizar negociações-piloto com as partes interessadas, a Rússia pode preparar o terreno para uma tendência futura em que as nações optem por realizar transações no sistema monetário do Bitcoin.
*Com Criptonizando