FGTS 2022: Saiba como utilizar e investir o saque do seu fundo
Em meio a preocupações acerca da reserva de emergência, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço pode ser um meio viável para se iniciar
O ano de 2022 iniciou com uma circunstância bastante atrativa para os possuintes de uma conta vinculada ao FGTS. Com o propósito de estimular a economia do país, as autoridades governamentais, neste mês de março, autorizaram o saque do fundo de garantia, a partir do dia 20 de abril, no valor de até R$ 1 mil por trabalhador.
Segundo a Caixa Econômica, para os indivíduos que adquiriram o saque aniversário e ficaram com o valor bloqueado em sua conta, eventualmente não poderão retirá-lo. O calendário do saque do FGTS permanecerá até o dia 15 de junho de 2022 e o dinheiro acessível para retirada até 15 de dezembro, onde voltará para a conta vinculada do FGTS.
Além disso, o calendário de pagamentos foi também divulgado possibilitando uma quantia extra. O pacote disponibilizado inclui a antecipação do 13° dos aposentados pensionistas do INSS, junto a outras medidas, como: microcrédito para empreendedores e liberação de empréstimo consignado para quem recebe Auxilio Brasil ou BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Tem-se como expectativa que cerca de 42 milhões de funcionários assalariados com saldo nas contas ativas e inativas detenham acesso à medida tomada. Caso a retirada seja completa, o propósito inicial será positivo, inserindo um valor de R$ 30 milhões na economia do Brasil.
O pagamento será depositado em uma conta poupança, através do aplicativo Caixa Tem, também muito utilizado para o pagamento de benefícios sociais e trabalhistas nos últimos anos. Caso o trabalhador prefira, a quantia poderá ser transferida para uma conta corrente por intermédio do celular.
Saque do FGTS 2022
Como funcionará a admissão do saque do FGTS
Conforme o posicionamento do Governo Federal, o dinheiro será disponibilizado seguindo um cronograma que evolui de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Para as pessoas que nasceram nos meses de janeiro e fevereiro, os saques estarão acessíveis diante de abril de 2022.
Sobretudo, a quantia que será fornecida sujeita-se ao saldo que o trabalhador possui em seu fundo de garantia, levando em conta, para quem possui mais de uma conta no FGTS, a soma de todas elas. O assalariado deverá então conferir o valor ao seu dispor e a data a qual será liberado, podendo assim realizar o seu saque.
Mas afinal, vale a pena sacar o FGTS?
Investimentos
O educador financeiro Liao Yu Chieh, representante do C6 Bank, aponta que, segundo o Ministro da Economia, Paulo Guedes, a intenção deste pagamento foi dada em virtude de auxiliar trabalhadores que possuam dívidas, de forma que possam quitá-las em função da quantia.
Porém, o professor reforça que não há necessidade de efetuar o saque e consumi-lo o quanto antes. Pelo contrário, um bom investidor deve realizar uma aplicação financeira com o saque extraordinário, de forma que o valor seja gasto com consciência e traga para o trabalhador um retorno econômico.
Chieh acrescenta que deixar o FGTS parado também não é uma boa opção, pois em razão disso, não haverá retorno monetário, sequer benefícios. Para ele, a medida certa a se tomar é buscar o setor certo por onde investir, por meio de algo que esteja em alta, a fim de potencializar e dobrar a quantia adquirida.
Por fim, o economista ressalta que para os beneficiários que sempre possuíram o desejo de ingressar na área de investimentos, esse é o momento. Ele diz que a quantia que é concedida não importa, o que realmente deve ser levado em consideração é passar a investir, e quando ver o dinheiro render, tornar o ato uma prática mensal.
Reserva de emergência
Outra possível alternativa é construir uma reserva de emergência em virtude do valor adquirido. Planejadores financeiros ponderam que a reserva de emergência deve corresponder em média a um valor de seis meses de salário da atuação do indivíduo.
Logo, o montante da estratégia varia por trabalhador e pode ser de extrema importância no planejamento pessoal financeiro. Por certo o recurso não será suficiente para suprir a reserva dos assalariados, porém, será uma grande iniciativa para proteção de uma futura situação inesperada.