Possível suspensão do PIX: entenda a situação do pagamento eletrônico – ESTOA

Possível suspensão do PIX: entenda a situação do pagamento eletrônico

Diante de uma greve de servidores programada para o dia 1° de abril, atuação do PIX enfrenta um cenário preocupante


Advertisement


Advertisement


Na manhã desta terça-feira (29), ocorreu a anunciação do Banco Central do Brasil (BC), onde apresentaram um plano próprio de contingência, a fim de deter os impactos da paralisação que será realizada pelos servidores da empresa. Dentre os profissionais, estão os setorizados na plataforma de pagamento digital. Sendo assim, a suspensão do PIX foi tida como possibilidade. 

O ato entrou em anuência na assembleia realizada na última segunda-feira (28). Bem como, a greve dará início no dia 1° de abril, por tempo indeterminado, em virtude da busca de reajuste salarial

Os funcionários da corporação estão realizando paralisações diárias em seus serviços, com este propósito, desde o dia 17 de março deste ano, abstendo-se de um período de seis horas de trabalho por dia.

Advertisement



Sinal, presidente do sindicato de trabalhadores do Banco Central, diz que eventualmente ocorrerá a suspensão na prestação de alguns serviços, e que a partir da lei de serviços essenciais que devem ser mantidos, o PIX não se faz presente neles.

Advertisement


Segundo o mesmo, a lei sobre o direito de greve considera a “compensação bancária” essencial, mas qualquer meio de pagamento como o PIX, deverá enfrentar interrupções parciais e ocasionalmente, manutenções precárias.

Em contrapartida, o BC à frente de questionamentos apontou que possui estratégias de contingência, mas que pretende manter a atuação dos serviços bastante consumidos e necessários à população. Dentre os principais ofícios estão: STR, PIX e Selic.

Advertisement


Possível suspensão do PIX: entenda a situação do pagamento eletrônico
Cartão PIX/Fonte: Tribuna Amazonas

A presente greve dos servidores está constituída em circunstância da proposta do presidente Jair Bolsonaro, onde oferece reajustes a policiais federais no orçamento de 2022.

Diante do ocorrido, houve o posicionamento da equipe econômica acerca desta atitude, em um cenário que, para eles, beneficiar apenas um setor trabalhista poderia ocasionar uma crise no país, além da revolta e insatisfação dos assalariados.

Advertisement


Dessa forma, a decisão final torna-se incerta, tendo o Banco Central no próximo mês um período complicado no setor de prestação de serviços. Os trabalhadores em questão exigem do governo um reajuste salarial de 26,6% e a reestruturação das carreiras.

Consequências da suspensão do PIX

Desde o surgimento do meio de pagamento eletrônico, o mesmo tem sido fundamental para a efetivação de transações, tendo se tornado um dos mais populares do Brasil, diante de seu método efetivo que possibilita pagamentos rápidos e um serviço 24 horas por dia.

Conforme a suspensão do PIX, os bancos e as instituições cooperativas e de pagamentos seriam diretamente afetadas, em uma perspectiva que boa parte do sistema de pagamento instantâneo pertence às organizações corporativas.

Quando o Banco Central cessa os serviços da plataforma por tempo indeterminado, ele bloqueia uma grande movimentação monetária no país de demasiados negócios que dependem em grande parte dele.

Em cerca de três meses o PIX movimentou mais de R$ 160 bilhões, tendo mais de 65 milhões de brasileiros consumindo o sistema de pagamento neste período.

Possível suspensão do PIX: entenda a situação do pagamento eletrônico
Aplicativo PIX/Fonte: Reprodução

PIX e o vazamento de dados  

No início deste ano, o programa de pagamento digital enfrentou uma série de vazamentos de dados através de suas chaves.

Porém, dado o momento, o Banco Central defendeu que as falhas foram realizadas por decorrência de empresas que utilizavam a plataforma, pois no sistema operado não houve vulnerabilidade detectada.

No mês de fevereiro o BC declarou que houveram três vazamentos de dados desde o mês de setembro de 2021, onde 576.785 chaves de usuários foram evidenciadas. A vista disso, o banco de reservas reforçou que não colaborou, tão pouco teve influência para com o ocorrido.

Afirmou também que o PIX possui fortes mecanismos que asseguram a proteção e o monitoramento da ferramenta, evitando deslizes. O Banco Central expôs que o incidente decorreu de instituições que falharam a respeito das medidas de segurança que o Regulamento PIX exige.


Mas, para o BC, o cenário ainda tornou-se positivo, uma vez que dados significativos, como senhas, não foram expostos. As informações dos usuários evidenciadas deram-se por: nome completo, CPF, número da conta, número da agência do banco e tipo de chave do PIX.

Após a infelicidade para a corporação, a mesma reforçou medidas adicionais de verificação de aderência e aperfeiçoou o processo de monitoramento. Os casos foram apurados e as medidas foram tomadas a partir das normas vigentes pelo banco em questão.