Tesla (TSLA34) e Vale (VALE3) fecham acordo com foco no níquel – ESTOA

Tesla (TSLA34) e Vale (VALE3) fecham acordo com foco no níquel

A Tesla fechou nesta quarta-feira, um acordo com a Vale para fornecimento de níquel, material essencial para fabricação de baterias de veículos elétricos


Advertisement


Advertisement


Nesta quarta-feira, a Tesla (TSLA34) fechou um acordo com a mineradora Vale (VALE3), para fornecimento de níquel, que é o material usado para fabricar aço inoxidável e é essencial para a fabricação de baterias para veículos elétricos.

O preço do níquel vinha subindo de forma constante mesmo antes  do conflito na Ucrânia elevar ainda mais os preços. O acordo realizado entre Tesla e Vale é de longo prazo. 

Esse acordo abrangeria o níquel do Canadá. Com foco na integração vertical para manter o controle sobre a cadeia de suprimentos da Tesla, o CEO Elon Musk está realizando determinados esforços. 

Advertisement



Em comparação com outras montadoras que cortaram a produção por escassez de vários componentes, a Tesla (TSLA34) foi a menos afetada por problemas na cadeia de suprimentos decorrentes da pandemia do Covid-19

Advertisement


Para ter o fornecimento de concentrado de níquel, a Tesla (TSLA34) assinou um acordo com a Talon Metals, assim como um acordo com a BHP e um pacto com os operadores de uma mina de níquel localizada na Nova Caledônia. 

Faz sentido estratégico para os produtores globais de veículos elétricos garantirem o acesso a baterias feitas com recursos de níquel de alta qualidade e baixo carbono, segundo o Bradesco BBI. 

Advertisement


Tesla (TSLA34) e Vale (VALE3) fecham acordo com foco no níquel
Imagem de Níquel/Fonte: Reprodução

Os analistas apontam que “embora o acordo com a Tesla relatado pela Bloomberg ainda não tenha sido confirmado, achamos que a Vale está em uma posição forte para buscar acordos relacionados no mercado norte-americano de veículos elétricos”. 

É possível observar, segundo os analistas, que a Vale, para quem possui recomendação outperform (desempenho acima da média do mercado), está bem posicionada. A empresa se encontra em um ótimo posicionamento, devido ser líder global na produção de produtos de níquel de baixo carbono e alta pureza (cerca de 70% da produção é de níquel Classe 1). 

Advertisement


Conheça a Vale (VALE3), uma das maiores no setor de mineração

A Vale é uma mineradora multinacional brasileira, considerada uma das maiores operadoras de logística do país. É a maior produtora de minério de ferro, de pelotas e de níquel, além de ser uma das maiores empresas de mineração do mundo. 

Eles produzem manganês, ferroliga, bauxita, cobre, caulim, potássio, alumina e alumínio. Referente ao setor de energia elétrica, a Vale participa de consórcios e opera nove usinas hidrelétricas atualmente, onde estão localizadas no Brasil, Canadá e Indonésia. 

A empresa foi fundada no ano de 1942, e até 2007 seu nome era Companhia Vale do Rio Doce. Ela foi criada durante o governo Getúlio Vargas para a exploração de minas de ferro na região de Itabira, em Minas Gerais. 

Tesla (TSLA34) e Vale (VALE3) fecham acordo com foco no níquel
Empresa Vale/Fonte: VEJA

Hoje em dia, a Vale é uma empresa privada, de capital aberto, com sede no Rio de Janeiro. Suas ações são negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, na Bolsa de Valores de Madrid (L17) (latibex (L18)) e na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE). 

Do ano de 2010 até julho de 2016, a Vale esteve listada na Bolsa de Valores de Hong Kong.

Em 24 de outubro de 2006, a empresa anunciou a incorporação da canadnse Inco, a maior mineradora de níquel do mundo. Após a incorporação, o novo conglomerado empresarial CVRD Inco, que mudou o nome em 2007, tornou-se a 31° maior empresa do mundo, atingindo valor de mercado de cerca de 298 bilhões de reais, ficando à frente da IBM. 

Tesla (TSLA34)

A Tesla é uma empresa automotiva e de armazenamento de energia norte-americana. Eles desenvolvem, produzem e vendem automóveis elétricos de alto desempenho. Além do desenvolvimento dos automóveis, também produzem componentes para motores e transmissões para veículos elétricos e produtos à base de baterias. 

Fundada em 2003 por Martin Eberhard e Marc Tarpenning em San Carlos, na Califórnia, seu nome vem de uma homenagem ao inventor e engenheiro eletricista Nikola Tesla. 

É uma empresa privada de capital aberto, ela negocia suas ações na Bolsa de Valores NASDAQ sob o símbolo TSLA. 


No ano de 2016, a marca estreou no ranking das 10 marcas automotivas mais valiosas do mundo, e tinha um valor de marca aproximado a 4,436 bilhões de dólares. 

Ganhou muita atenção após sua produção do Tesla Roadster, o primeiro carro desportivo totalmente elétrico. 

A empresa também é responsável por comercializar componentes elétricos, como baterias de lítio para construtoras, incluindo Toyota e Daimler.