Óvos de páscoa 2022: entenda a baixa de vendas neste ano e como economizar
O feriado de páscoa acontece no terceiro domingo do mês de abril, porém, neste ano, a compra de óvos torna-se uma preocupação devido a alta de preços nos supermercados
O feriado religioso da páscoa é bastante festejado anualmente no país. Em virtude disso, muitas pessoas passaram a possuir a prática de presentear amigos e familiares com óvos de chocolate. Porém, os preços elevados que foram apresentados neste ano resultaram em uma grande queda nas vendas.
Este fato se deu perante a atual situação econômica e pandêmica, que influenciaram não apenas no aumento dos produtos, mas também na baixa procura dos supermercados. Sendo assim, produtores e lojistas dispuseram menores ofertas e resultaram na queda de vendas.
É notório que as vendas desses itens estão recuando em grande escala desde os últimos anos, motivo esse em decorrência da mudança preferencial de diversas pessoas pelos bombons e barras de chocolate, que em contrapartida, vem crescendo cada vez mais.
Atualmente os ovos de páscoa estão em média 40% mais caros em relação ao ano passado, tendo um cenário em que supermercados ao redor do país inteiro estão tomando medidas em reservar menores espaços para suas parreiras do que antes costumavam disponibilizar.
Até para os consumidores que nos anos anteriores optaram por barras e bombons de chocolate enfrentam desafios, pois todos os doces ficaram mais caros em virtude da inflação do açúcar e de seus derivados utilizados na indústria alimentícia, tendo um aumento de 19,85% em 12 meses.
Além disso, não apenas o chocolate, mas também produtos que os brasileiros costumam consumir no feriado da Páscoa estão enfrentando um grande período de inflação, como a cenoura que aumentou seu valor em cerca de 83% neste ano.
Venda dos óvos de páscoa em 2022
De que forma afeta os supermercados?
O gerente do supermercado Paulistão, Valmir Roberto Mancini, aponta que diante dos resultados de vendas que a ele foi apresentado, nota que as famílias estão evidentemente comprando menos ovos ao que compravam nos anos passados, resultado este crucial também para a mercancia de menos ovos em sua loja.
Para ele, o grande indicador deste resultado foi o atual cenário pandêmico e a crise econômica. Indica também que dentre os itens, os ovos acompanhados de brinquedos são os mais procurados
Sendo assim, no setor geral de chocolates o supermercado registrou os seguintes valores: a caixa de bombom compondo 12,9% de vendas, as barras de chocolate e tablets com 11,8% de vendas e os ovos de páscoa com até 200 gramas, representando 9,4% das vendas.
Indústria que produzem óvos de páscoa diante deste cenário
Mesmo que para muitos lojistas e consumidores a compra de ovos de páscoa seja resultado de preocupação, a indústria de chocolates prevê um bom cenário de vendas para o feriado.
Especialistas apontam que por conta do atual panorama do avanço da vacinação e da queda no número de casos de contágio do coronavírus, a expectativa acerca da venda de bombons, tabletes e ovos é positiva, tendo projetado um faturamento superior ao dos últimos anos.
No período da pandemia, um setor que conquistou muito destaque e que acredita-se que prevalecerá bem forte neste ano, é o das vendas online. No ano passado, a partir do e-commerce, a distribuição cresceu cerca de 20 vezes mais se comparado ao ano de 2019.
O economista Fábio Bentes aponta uma visão de otimismo moderado, uma vez que, para ele, esta tende ser a páscoa com a maior movimentação desde 2020, dado a alta demanda de 2019 antes do início da pandemia. O ano obteve como projeção uma alta de aproximadamente 1,9% na quantia de vendas do varejo.
Alternativas para economizar na páscoa desse ano
Uma ótima opção para moderar os seus gastos e ainda permanecer incluso em meio ao feriado, é optar por ovos artesanais, que além de serem uma alternativa viável, ainda geram renda para confeiteiros autônomos.
Diante do aumento dos preços do cacau e insumos no mercado internacional, os ovos tradicionais obtiveram acréscimos em seus valores e tornaram-se seletivos para a compra de variados consumidores.
Sendo assim, a partir de um bom custo-benefício, junto a possibilidade de escolha de sabores especiais e ingredientes frescos, tamanha foi a valorização de ovos artesanais durante os anos de pandemia.
Devido a atual situação do país e a condição econômica que a população enfrenta, optar pela compra de ovos caseiros, atividades de “amigo chocolate” e na atenção aos valores dos produtos ao realizar a compra para o almoço do feriado em questão, são alternativas fundamentais para quem opta pela economia de seu dinheiro.