Blockscale ASIC: 2° geração de chips da Intel para mineração de Bitcoin – ESTOA

Blockscale ASIC: 2° geração de chips da Intel para mineração de Bitcoin

O novo chip terá maior eficiência energética e começará a ser enviado no terceiro trimestre de 2022


Advertisement


Advertisement


Nesta segunda-feira (4), a Intel (INTC; ITLC34) anunciou o lançamento da Blockscale ASIC, sua segunda geração de chips para mineração de bitcoin (BTC). 

Ele possui um processador circuito integrado de aplicação específica (ASIC) “Hash Algorithm-256 (SHA – 256), operação de taxa de hashes de até 5580 GH/s, eficiência energética de até 26 J/TH, além da capacidade para detecção de temperatura e voltagem do chip, e suporte para 256 circuitos integrados por cadeira. 


Advertisement


O gerente administrativo de soluções em blockchain do Accelerated Computing Systems and Graphics Group da Intel, Jose Rios, disse que “o Blocksale ASIC da Intel terá um importante papel em ajudar companhias de mineração de bitcoin a atingirem os objetivos, tanto de sustentabilidade quanto de escalabilidade de taxa de hashes, nos próximos anos”. 

Algumas empresas já se inscreveram para adquirir o novo equipamento, entre elas estão: Argo Blockchain, Block Inc., Hive Blockchain Technologies e GRIID Infrastructures.

Advertisement


Blockscale ASIC: 2° geração de chips da Intel para mineração de Bitcoin
Chip da Intel/Fonte: iTech Post

Intel lança sua primeira geração de chips

A Intel lançou no início deste ano a Bonanza Mine, sua primeira geração de chips que marcou presença no mundo cripto. 

Sendo destaque a alguns anos atrás, a Intel foi parceira de tecnologia em materiais de apresentação para a startup de bitcoin 21 INC., que estava em uma arrecadação de US$ 75 milhões na época da criação dos materiais. 

Advertisement


A Intel teria produzido chips para mineração de bitcoin para uso da 21 Inc, de acordo com o que os materiais revelaram. Porém, até hoje não ficou claro se os chips internos da Intel foram ou não usados para mineração, além desse acordo comercial específico. 

Balaji Kanigicherla, vice-presidente da Intel, disse que “as décadas de pesquisa e desenvolvimento da Intel em criptografia, técnicas de hashing e circuitos de voltagem ultra baixa tornaram possível para aplicações de blockchain escalarem seu poder  computacional sem comprometer a sustentabilidade”. 

Advertisement



Intel Corporation

A Intel Corporation (NASDAQ: INTC) é uma empresa multinacional e de tecnologia. Sua sede está localizada em Santa Clara, Califórnia, no Vale do Silício. 

Fundada em 18 de julho de 1968, atualmente é a segunda maior fabricante em valor de chips semicondutores do mundo com base na receita, superada apenas pela Samsung. Ela também é a inventora da série de microprocessadores x86, os processadores encontrados na maioria dos computadores pessoais. 

Blockscale ASIC: 2° geração de chips da Intel para mineração de Bitcoin
Microprocessador Intel/Fonte: stringfixer.com

A Intel é responsável por fornecer processadores para fabricantes de sistemas de computadores, como Lenovo, Apple, Dell e HP, além de fabricar chipsets para placas-mãe, controladores de interface de rede e circuitos integrados como microprocessadores, chips gráficos, memória flash, processadores embarcados e outros dispositivos relacionados à computação. 

Trajetória da empresa

Intel Corporation foi fundada pelos pioneiros de semicondutores Robert Noyce e Gordon Moore, foi amplamente associada à liderança executiva e à visão de Andrew Grove. 

Seu nome foi concebido como uma junção das palavras integrado (integrated) e eletrônicos (electronics). O fundador Noyce foi um dos principais inventores do circuito integrado (microchip). 

A Intel foi uma das primeiras desenvolvedoras de chips de memória SRAM e DRAM, que representaram a maioria de seus negócios até o ano de 1981. 

Mesmo tendo criado o primeiro microprocessador comercial do mundo no ano de 1971, esse não foi seu principal negócio, e sim a criação do computador pessoal (PC). 


A Intel investiu cada vez mais em projetos de microprocessadores, trazendo um rápido crescimento da indústria de computadores durante os anos 90. 

Ela se tornou o fornecedor dominante de microprocessadores para PCs, ficou bastante conhecida por táticas agressivas e anticompetitivas em defesa de sua posição no mercado, contra a AMD (Advanced Micro Devices), com uma luta com a Microsoft pelo controle da direção da indústria de PCs. 

A Tecnologia de Código Aberto (Open Source Technology Center) da Intel hospeda Latency TOP e PowerTOP, suportando outros projetos de código aberto, como Wayland, Threading Building Blocks (TBB), Xen e Intel Array Building Blocks.