Ações: volume de investidores aumenta na B3 (B3SA3), mas número de ações diárias cai – ESTOA

Ações: volume de investidores aumenta na B3 (B3SA3), mas número de ações diárias cai

Apesar de registrar crescimento na taxa de investidores no mês de março, a bolsa constatou uma queda no número de ações negociadas por dia


Advertisement


Advertisement


Nesta segunda-feira (11), foram divulgados dados acerca da movimentação das ações e acionistas da B3 (B3SA3) no mês de março. É dito pela companhia que os investidores do tipo pessoa física aumentaram em 43,7%. Porém, a taxa de ações negociadas caiu em 12,6%.

A taxa de títulos de renda fixa também apresentou uma alta anual de 2,4%.

Mudança dos números em um ano

O período de 12 meses entre março de 2021 e mesmo mês de 2022 apresentou grandes mudanças na principal Bolsa de Valores do Brasil.

Advertisement


O crescimento de 43,7% na taxa de investidores pessoa física neste período de tempo deixa evidente a popularização do mercado de investimentos brasileiro, resultado em um volume de 4,304 milhões de acionistas.

Essa taxa indica, ainda, uma melhora de 0,4% em comparação ao mês anterior.

Advertisement


Porém, entre março de 2021 e de 2022 também foi notada uma queda de 12,6% na taxa de ativos negociados. Nesse mês, foi mostrado um volume de R$ 23,299 Bilhões de reais.

De qualquer forma, isso representa um aumento de 1,7% em comparação a fevereiro de 2022.

Advertisement


Esse período também evidenciou um aumento no número de empresas listadas na Bolsa de Valores. Em março do ano passado eram 421, já neste ano, esse número é de 452.

Gráficos candle da Bolsa de Valores/Fonte: Stoodi

Entretanto, entre fevereiro e março deste ano, foi notada uma queda na quantidade de empresas listadas. Nessa época, 6 companhias deixaram a B3.

Advertisement



Motivos das variações

Apesar da queda nas quantias movimentadas na B3, a quantidade de novos investidores indica que o mercado brasileiro está começando a se recuperar. A valorização do índice BOVESPA se deu em 15,47%, o que significa uma recuperação da taxa.

De qualquer maneira, ainda é possível identificar que nenhuma companhia realizou uma Oferta Inicial (IPO) no primeiro trimestre do ano.

Isso diz respeito, principalmente, à velocidade em que cada setor do mercado se recupera. Desta forma, é possível identificar que esta não é uma boa época para ofertas iniciais. 

Os juros altos para conter a inflação (representado pelo IPCA, que é calculado pelo IBGE) são os principais agentes no evento que dificulta a abertura de capitais na bolsa. O número de IPOs no primeiro trimestre do ano passado, por exemplo, foi de 14.

Devido a estes fatores, o tipo de investimento que mais atraiu novos acionistas foi o estoque de investimento de renda fixa.

Essa categoria de ações apresentou uma alta de 17,3% em relação a março de 2021, terminando o primeiro trimestre de 2022 em R$ 4,300 bilhões de reais.

Se comparado ao mês de fevereiro, a quantia também apresentou alta. Nesse caso, foi registrado um crescimento de 2,4%.


B3 ao longo de 2022

De qualquer maneira, existem diversos fatores que podem alterar esses números de maneira positiva, ou negativa.

A responsável pela carteira de ações Nord, Danielle Lopes, afirmou que “Uma estabilidade da curva de juros futuros, que significa a visibilidade do mercado diante da incerteza e do risco, e o mercado com mais clareza quanto ao próximo ciclo presidencial e a política econômica do governo, junto com juros lá fora estabilizados e inflação contida. Tudo isso deve ajudar as empresas a voltarem ao ciclo positivo de bolsa” .

A taxa de inflação e os indicadores de juros são agentes que já apresentam mudanças na Bolsa, tanto no número de IPOs, quanto nos preços dos títulos negociados.

Entretanto, a recorrente valorização das commodities no mercado internacional simboliza uma esperança para a melhora da situação.

Diferentes tipos de commodities/Fonte: Foregon

Existem, ainda, fatores externos que também implicam na precificação e na quantidade de acionistas. As instabilidades geradas pelo ano eleitoral e a visão pessimista acerca da taxa inflatória para o ano de 2022 são exemplos disso.

Dessa forma, o cenário previsto para o período restante do ano de 2022 é de turbulências. Isso faz com que os planos que as companhias haviam estabelecido para esse ano fossem adiados para 2023, onde a maior parte desses fatores poderão ter acabado.