Epic Games e Lego se unem para criar metaverso voltado para crianças
A Epic Games, desenvolvedora por trás do Fortnite, e a Lego, famosa empresa de brinquedos, firmaram uma parceria para produzir um metaverso conjunto.
A iniciativa será projetada desde o início para ser adequada para crianças de todas as idades que, de acordo com o comunicado de imprensa divulgado no site da Epic Games, poderão criar suas próprias experiências.
Comunicado
“A experiência digital familiar dará às crianças acesso a ferramentas que as capacitarão a se tornarem criadores confiantes e oferecerão oportunidades de jogo incríveis em um espaço seguro e positivo.”
Nenhuma das empresas indicou o tema ou personagens que o metaverso incluirá. No entanto, as duas companhias já possuem experiência na construção de mundos digitais, sendo o Fortnite um dos jogos online mais populares.
A Lego também estava por trás de um jogo online chamado Lego Worlds, lançado em 2015 como concorrente direto do Minecraft.
O metaverso construído em conjunto será projetado para ser uma experiência apropriada à idade, com o objetivo de proteger as crianças de conteúdo não moderado proveniente de outras fontes na Internet.
Os pais também poderão ser participantes e controlar essas interações.
Sobre a importância desse foco, Niels Christiansen, CEO do The Lego Group, declarou:
“Temos a responsabilidade de tornar [essas experiências] seguras, inspiradoras e benéficas para todos.
Assim como protegemos os direitos das crianças ao brincar fisicamente seguras por gerações, estamos comprometidos em fazer o mesmo com a brincadeira digital.”
A Epic Games adquiriu a Superawesome em 2020, empresa cujo modelo de negócios tem a ver com conectar crianças a experiências digitais seguras e monetizar essas interações.
Três princípios
“proteger o direito das crianças de brincar, priorizando a segurança e o bem-estar, protegendo a privacidade das crianças colocando seus melhores interesses em primeiro lugar e capacitando crianças e adultos com ferramentas que lhes dão controle sobre sua experiência digital”.
Após a mudança de nome da Meta, empresa controladora do Facebook e Instagram, este setor vem recebendo cada vez mais investimentos, e pode se tornar uma realidade já nos próximos anos.
*Com Criptonizando