Ambev (ABEV3) aumenta sua participação no mercado – ESTOA

Ambev (ABEV3) aumenta sua participação no mercado

A partir de estratégias, a cervejaria busca aumentar seu portfólio após um crescimento repentino no consumo de seus produtos.


Advertisement


Advertisement


Foram apresentadas nesta quarta-feira (13) uma série de estratégias para aumentar a participação da Ambev no mercado brasileiro. Esse foi o segundo dia do seu Investor Day, e a companhia afirmou que pretende aumentar seu portfólio, para não investir apenas em uma marca.

Dessa forma, a cervejaria, que já possui uma participação de 70% no mercado de cervejas, diz que seu objetivo é aumentar seu market share no país.

Motivo de sua expansão

Em apenas 3 anos, a detentora da grande maioria das marcas relacionadas à cerveja no mercado experienciou um grande crescimento em suas demandas.

Advertisement


É dito que nesse período de tempo, o consumo de cervejas no Brasil tem aumentado, o que beneficia a companhia de uma forma geral.

A companhia afirmou que, nesse período, o consumo de suas cervejas convencionais, chamadas de core, foi de 61% para 48%. No entanto, no caso das cervejas premium, chamadas de core plus ou high-end, demonstraram uma alta, indo de 15% a 33%.

Advertisement


Isso evidenciou o amadurecimento do mercado e, consequentemente, da cervejaria. Apesar de já dispor de cerca de 70% do mercado, a companhia visa expandir seus horizontes, atingindo um market share de 80%.

Marcas que a Ambev possui/Fonte: BaresSP

O VP de Marketing da Ambev, Daniel Wakswaser afirmou que o aumento na participação do mercado se dá pelo amadurecimento do mesmo. Esse processo faz com que cada vez mais marcas surjam, exigindo que mais empresas sejam incorporadas para aumentar sua taxa de participação.

Advertisement


Ele afirmou ainda que essa  é “uma mudança tectônica gigantesca. Isso explica porque temos que ter um portfólio equilibrado”


Advertisement


Investor Day da Ambev

O primeiro dia de seu Investor Day aconteceu nesta terça-feira (12) e focou em evidenciar o interesse da companhia em aumentar o retorno do capital investido, chamado de ROIC.

Dessa forma, além das medidas estabelecidas para aumentar seu portfólio, também foi destacado o seu interesse em desenvolver uma plataforma B2B.

A principal motivação para o desenvolvimento de sua nova plataforma, foi o sucesso que seu aplicativo de entrega direta ao consumidor (chamado de DTC), o Zé Delivery teve no ano passado, sendo responsável por uma boa parte do lucro e da entrega de seus produtos.

O app de entrega de bebidas registrou mais de 17 milhões de pedidos no quarto trimestre de 2021. Isso fez com que cerca de 6% do volume total de cervejas vendidas pela companhia fosse movimentado.

Zé delivery/Fonte: MKT Esportivo

Essa plataforma já havia demonstrado sucesso no ano de 2020 por conta do fechamento dos negócios devido a pandemia, mas foi só no ano seguinte em que ele se destacou.

Dessa forma, foi dito que o ano de 2021 foi focado quase que inteiramente em aumentar o ROIC da companhia.

O CFO da Ambev, Lucas Lira, afirmou que “Para criar valor de forma consistente, nós acreditamos que precisamos acertar em três aspectos: fortalecer e aumentar nosso core business, principalmente com aumento de receita; escalonar nossas plataformas de tecnologias, alavancando as capacidades do core business e duplicar esforços naquilo que funciona”.

Ele também considerou a importância da métrica Ebitda, mas que se focar no crescimento dessa margem faria a Ambev se tornar uma empresa “miope”.


Market share no mercado de cerveja

O Market share depende diretamente do quão desenvolvido um tipo de mercado é em um determinado país.

Daniel Wakswaser disse que, no Brasil, para atingir uma participação de 80%, é necessário deter 14 marcas. “Os consumidores aumentam seu repertório de marcas. Precisa de 14 marcas para chegar a 80%. Antigamente eram nove” afirmou o executivo.

Ele ainda faz uma comparação com o mercado exterior de cervejas. No Canadá, por exemplo, é dito que 80% do market share é atingido com 34 marcas.

As principais marcas que a Ambev objetiva são a Brahma, que configura o segmento de core, a Brahma Puro Malte Duplo e Spaten, que representa  o core plus, a Budweiser, que é categorizada pelo segmento core plus, e o Becks atuando na classificação high end.

O executivo conclui sua fala dizendo que os clientes aumentaram sua gama de marcas, e que o mercado atualmente é cada vez mais guiado pelas marcas premium, que seguem em alta.
No mais, as ações da Ambev fecham às 16 horas (horário de Brasília) uma desvalorização de 1,99%, representando uma queda de R$ 0,30 na Bolsa de Valores.