Advogado diz que governo está tentando salvar privatização da Eletrobras
O governo federal está em uma corrida contra o tempo na tentativa de salvar a controvertida privatização da Eletrobras. A avaliação é do sócio da Rubens Naves Santos Jr. Advogados, Guilherme Amorim Campos da Silva.
Advogado fala sobre o governo querer salvar privatização
De acordo com o advogado, desde que o governo decidiu privatizar a estatal, iniciaram-se os estudos de modelagem, viabilidade econômico-financeira, consultas públicas, sempre com participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Agora, o projeto segue para análise do Tribunal de Contas da União (TCU), que “constitui fase fundamental para correção de eventuais irregularidades”, avalia.
Governo está tentando salvar pois ministro da TCU pediu vista de 60 dias
Como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), o ministro Vital do Rêgo, do Tribunal de Contas da União (TCU), disse, em entrevista exclusiva, que pedirá vista (mais tempo para analisar o processo) de 60 dias da privatização da Eletrobras, no julgamento que vai começar daqui a algumas horas na Corte de Contas – a sessão começa às 14h30.
Segundo o advogado, o pedido de vista do ministro, que pode atrasar ou até inviabilizar o cronograma do governo, “jogou água fria no prato do governo”.
Para Amorim, o responsável pelo problema não é o TCU, “que está desempenhando seu papel de Controle”, disse, “e sim o próprio governo federal que vem anunciando essa modelagem desde o início da atual gestão”.