Como fazer a portabilidade do seu salário para outro banco
Bancos digitais têm surgido como alternativa para transferir os seus ganhos mensais
Com o crescimento dos bancos digitais e a criação de novas contas, muitas pessoas têm optado pela portabilidade de salário, principalmente pela comodidade de movimentar apenas uma conta.
O serviço traz para o cliente a possibilidade de transferir o seu pagamento mensal para a instituição de sua preferência, a fim de que não se sinta preso a outro banco.
A função é oferecida para qualquer pessoa que tenha que abrir uma conta-salário no ato de sua contratação e pode ser realizada 100% online, por meio do aplicativo da instituição.
Essa ferramenta auxilia um funcionário recém-contratado, de modo que ele consiga gerir melhor os gastos do mês.
Qualquer cobrança pela manutenção ou portabilidade da conta-salário é uma prática indevida segundo a lei da portabilidade de salário, promulgada em 2006.
Como pedir a portabilidade de salário
Atualmente o processo para solicitar a transferência de salário para outro banco se tornou algo mais simples e objetivo.
O transtorno de ter que sair de casa e enfrentar uma longa fila no banco deu lugar a praticidade de efetuar toda essa mudança rapidamente com alguns cliques pelo seu celular.
No entanto, ainda há uma parte burocrática para finalizar o processo. É preciso confirmar os seus dados e alguns documentos podem ser exigidos:
- RG e CPF;
- Data de nascimento;
- Comprovante de residência;
- Telefone de contato.
Após a solicitação, a previsão é de que em até 5 dias úteis já tenha sido efetuada a mudança. Nos meses seguintes, o salário será depositado sempre na conta de sua preferência.
Vantagens de optar pela portabilidade
Desde já, é preciso dizer que existem diversas vantagens em transferir seu salário para um banco que já esteja familiarizado. Principalmente para os bancos digitais que costumam passar uma sensação de liberdade maior.
Primeiramente, o processo precisará ser feito apenas uma vez e não custará nenhum centavo. Entre o leque de opções que os bancos tem apresentado para os clientes, se destacam:
- Opção de investimentos;
- anuidade zero;
- realização de transferências bancárias, como Ted, Doc e Pix.
Além disso, outra vantagem da portabilidade é o aumento da sua pontuação na instituição financeira escolhida. Com isso, é importante ficar sempre atento para as chances de aumento de limite que você possa vir a ter.
No Nubank, por exemplo, todo o seu dinheiro depositado no banco terá um rendimento diário de até 100% da CDI.
Para aqueles que desejam, ainda existe a possibilidade de acessar as linhas de crédito, financiamento e empréstimos, por vezes com desconto e redução de juros.
Em outras fintechs, como o Mercado Pago, por exemplo, é oferecido ao cliente acesso ao nível 6 no programa de pontos da instituição, o Mercado Pontos, ao fazer a sua portabilidade de salário.
Com isso, o usuário terá uma série de vantagens a aplicativos de streaming como, gratuidade no Star Plus e Disney Plus, redução de 45% no preço do Deezer e HBO GO e desconto no envio de produtos pelo site.
O nível 6 ainda libera para o cliente dois saques mensais gratuitos em caixas eletrônicos da rede Banco24Horas e empréstimos exclusivos.
Desvantagens da portabilidade
Apesar de inúmeras vantagens, ocasionalmente ocorrem falhas na portabilidade da conta salário, porém na maioria dos casos elas acontecem por erros nos próprios sistemas bancários.
As principais reclamações feitas por clientes são com relação a demora nas transações, dificuldade no envio de dados e aparecimento de tela de erro no aplicativo do banco.
Nesse meio tempo, você ainda terá acesso ao seu dinheiro e conseguirá movimentá-lo caso não tenha conseguido transferí-lo por falha do seu banco, mesmo que de uma forma mais demorada.
Além disso, você não poderá fazer com que seu dinheiro renda juros. Desse modo, será preciso entrar em contato direto com a sua instituição financeira para resolver esses problemas pontuais.