Conheça sobre o sistema de manufatura e seus diferentes tipos
O sistema de manufatura é uma ferramenta de gestão, capaz de integrar os setores, colaborar com os gestores na tomada de decisões e apontar falhas nas operações.
O sistema da manufatura é um meio de produção automatizado, projetado para reagir e se adaptar às modificações, incluindo falhas, até mesmo quando não são esperadas.
As manufaturas eram pequenas oficinas com produção em série, e com trabalho praticamente manual. Elas surgiram durante a Revolução Industrial.
Na manufatura foi iniciada a hierarquização das forças de trabalho, dos mais qualificados e menos qualificados. Com isso, surgiu a diferenciação de salário, além de um menor conhecimento dos procedimentos por parte dos que possuem uma qualificação inferior.
O processo de manufatura é a maneira que uma empresa estabelecerá como produzir seus produtos para seus clientes. O processo pode ser manual ou com a utilização de máquinas, e podem ser produzidos muitos produtos iguais e em grande volume, por meio de um só equipamento e software.
É aplicada a técnica de divisão de trabalho para obter maior volume de produção. Cada trabalhador executa apenas uma pequena porção de tarefas, e possuem horários fixos de trabalho.
Tipos de manufatura
Existem diversos tipos de manufatura nos tempos de hoje, são frutos da evolução de sistemas anteriores. Após a revolução industrial, outros adventos aprimoraram ainda mais a manufatura. Confira alguns tipos que surgiram posteriormente.
Repetitiva
Trata-se do processo de produção em massa e está relacionado com o processamento repetitivo. Tem como característica lidar com altos volumes de produtos com baixa variedade. Os produtos feitos são praticamente idênticos.
A Manufatura Repetitiva é muito usada por empresas que precisam produzir linhas de produtos em grande quantidade, então elas implementam linhas de produção que produzem o mesmo produto ou a família de um produto (produtos similares).
Alguns exemplos de fábricas que utilizam desta técnica são redes de fast-food, fábricas de peças de eletrodomésticos, automóveis, entre outras.
A velocidade das operações é ajustada de acordo com as demandas de produtos e requerem mudança ou configuração de ferramentas mínimas, facilitando a produção em escala.
Discreta
Essa categoria envolve produtos customizados e com um volume de produção menor. Este processo está ligado a um ambiente altamente diversificado, focado na produção de um produto único.
O modo de fabricação é específico, requer configurações de ferramentas e criações de novas para que o produto seja confeccionado.
Como exemplo do tipo discreto de fabricação estão os carros, navios e aviões, que demandam cuidados individuais no processo e possuem um grande custo de produção.
Contínuo
Os processos de fabricação contínua operam com volumes maiores e com uma variedade ainda mais baixa do que os processos de produção em massa.
Uma das características dessa categoria, é que a produção não para, funcionando 24 horas por dia, de domingo a domingo. O processo contínuo preza pela produção em grande escala e padronizada com fluxos linha rígidos.
Pós, líquidos e gases são utilizados como materiais de produção no processo contínuo, podendo ser materiais robustos ou granulares.
Aditiva
Também conhecida como impressão 3D, tem capacidade para reduzir desperdícios, economizar tempo e também dinheiro.
Nessa categoria, os produtos são feitos em poucas unidades, às vezes uma única peça. O custo dessa produção é baixo, porém a variedade é alta. São feitos de forma digital, permitindo maiores customizações.
É indicada como uma área de muito potencial, com aplicações de melhorias constantes, trata-se de uma tecnologia de alto envolvimento, tornando-se cada vez mais acessível para pequenas empresas.
Sua importância na economia
Um sistema de manufatura torna a produção bem mais eficiente, com potencial para contribuir com a criação de produtos melhores por parte das indústrias.
O software otimiza as funções de programação de produção, o reabastecimento do estoque e a previsão das demandas, acontecendo agrupadamente em apenas um sistema.
O sistema permite acompanhar a eficiência das máquinas, fazendo manutenções preventivas, reduzindo desperdícios e contendo danos aos colaboradores e paradas na produção.
A manufatura tem se reinventado, trazendo novas oportunidades de modos de produção, principalmente na manufatura aditiva.