Febraban: Como funciona e qual a sua importância – ESTOA

Febraban: Como funciona e qual a sua importância

Organização atua em conjunto com instituições financeiras a fim de preservar os interesses e regulamentar a área


Advertisement


Advertisement


A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) toma conta no país de boa parte do setor bancário e do mercado financeiro, atuando como uma das mais importantes instituições do ramo.

Ao todo, mais de 70% das 155 instituições financeiras em atividade no Brasil são associadas à Febraban. Devido a sua importância, a entidade fundada em 1967 tornou-se a mais representativa no setor bancário do país.

A Federação tem como objetivo preservar os interesses dos bancos e representar seus associados em qualquer uma das esferas do governo.

Advertisement


Por meio do site da Febraban, as pessoas podem verificar sua situação em agências bancárias para saber se há alguma irregularidade. 


Advertisement


Ainda assim, o trabalho da Febraban pode ajudar a vida dos clientes de outras instituições financeiras, já que eles tendem a garantir serviços de boa qualidade de uma forma justa e acessível.

Funções

Advertisement


A organização visa coibir práticas abusivas no setor financeiro, como as taxas de juros excessivas em empréstimos ou cheque especial.

Além disso, ela serve como fonte de informação para quem tiver interesse em consultar dados a nível financeiro:

Advertisement


  • estatísticas econômicas;
  • regulação bancária;
  • feriados bancários;
  • panoramas da economia;
  • dicas de segurança bancária.

Cursos e certificações

A instituição ainda tem como objetivo qualificar profissionais para atuarem na esfera bancária, por meio de cursos e certificações.

As certificações são divididas em quatro grupos: correspondentes, agronegócio, suitability e ouvidoria. 

Os cursos tem como objetivo atestar aos profissionais das instituições financeiras uma qualificação específica para a área que eles desejarem.

Qual a importância da Febraban?

A Febraban é importante no setor financeiro, pois ela visa adequar as normas adotadas nesse ecossistema. Com isso ela faz com que o setor cresça e se desenvolva.

Graças ao seu diálogo aberto com os 3 poderes do governo federal (Judiciário, Legislativo e Executivo) ela mantém canais de comunicação nesse meio e também com sindicatos e associações de classes.

Educação financeira é um dos focos da Febraban/ Fonte: Reprodução

Outro papel importante da entidade está ligado ao setor da educação e desenvolvimento de novos profissionais. Com os cursos voltados para a área bancária, mais pessoas podem se qualificar em busca de oportunidades.

A fim de oferecer mais conteúdo de educação financeira de uma forma mais democrática à população, em 2010 foi lançado o portal Meu Bolso em Dia, uma plataforma criada com o intuito de alertar sobre a importância da saúde financeira.


Nele, a entidade disponibiliza conteúdos sobre diversos assuntos voltados para esse lado financeiro:

  • Finanças pessoais
  • Consumo consciente
  • Como empreender
  • Administração do orçamento mensal

Influência no mercado de pagamentos

Por estar extremamente ligada às normas que regulamentam o mercado financeiro, a Febraban desempenha um papel importante nessa área.

A entidade determina as normas e regula a emissão de boletos bancários, além de estabelecer padrões de layout que são adotados para melhorar o controle e a segurança durante o pagamento.

Além dos boletos, a Febraban toma conta também da regulamentação dos cartões e disponibiliza uma cartilha para os estabelecimentos comerciais para explicar melhor as operações feitas por esse método de pagamento

O Pix que é o meio mais recente de recebimento também já está sob regulação da Febraban desde novembro de 2020 em ação conjunta com o Procon.

O que são as software houses e como a Febraban atua com elas

Software houses ganharam espaço nos últimos anos/ Fonte: Profio Teknova

Num mundo cada vez mais tecnológico, o espaço para fintechs tem crescido mais e andado lado a lado com o setor financeiro de forma significativa.

Isso vale também para software houses que lidam com as fintechs. São empresas que se responsabilizam por planejar, desenvolver e comercializar programas de computador.

O trabalho da Febraban nesse meio é determinar quais normas e diretrizes devem ser adotadas nesse segmento para que possa haver um desenvolvimento significativo nessa relação.