Envio de dinheiro ao exterior: saiba sobre as taxas e como fazer – ESTOA

Envio de dinheiro ao exterior: saiba sobre as taxas e como fazer

Aplicativos trazem taxas mais baixas do que a média oferecida por outros bancos


Advertisement


Advertisement


Diariamente milhares de pessoas viajam do Brasil para o exterior, e devido a mudança cambial entre os países, muitos viajantes optam por enviar dinheiro direto para lá. E agora isso pode ser feito com menos burocracia por meio de fintechs.

Ainda assim, é preciso ter noção de que há algumas taxas e impostos que precisam ser pagas nessas transferências internacionais e limites de envio.

O que é o envio para o exterior?

Essa transferência internacional consiste no envio de dinheiro para outros cantos do mundo, principalmente para usufruto próprio, mas essa operação cambial pode ser feita tanto por pessoas físicas quanto por empresas.

Advertisement


As operações são sempre fiscalizadas pelo Banco Central e são reguladas pelo Conselho Monetário Nacional, o órgão mais importante da economia do país, para que não haja sonegação.

Facilidade para transferir dinheiro cresce ano após ano/ Fonte: FIA

Garantias legais

As quantias que podem ser enviadas ao exterior variam muito, mas caso seja inferior a 10 mil dólares, não há necessidade de ser feito um contrato de câmbio, ainda que precise identificar quem está participando da transferência. 

Advertisement


Esse acordo entre o comprador e o vendedor se baseia em oferecer uma segurança na transação, atendendo sempre as exigências do Banco Central. O contrato registra sob quais condições foi feita a negociação.


Advertisement


Para transferências superiores aos 10 mil dólares, além do contrato é necessário apresentar o seu IR para saber qual será o seu limite disponível.

Quanto custa enviar dinheiro ao exterior?

Antes de fazer a sua remessa internacional é necessário saber que não será gratuito, devido a quantidade de taxas no meio do caminho. Entre elas, estão:

Advertisement


  • Taxa administrativa
  • Taxa de câmbio
  • IOF
  • Tarifa bancária

Taxa Administrativa

A taxa administrativa serve para pagar todas as despesas operacionais do processo. Geralmente ela fica em torno de 1,5% mas pode variar até 6% dependendo dos casos e da moeda em questão.

Taxas de câmbio

Atualmente são duas taxas existentes: câmbio comercial ou turismo. A primeira equivale à taxa média do mercado vigente, enquanto a de turismo acaba saindo por um valor mais alto por incluir cobranças relativas a impostos, logística e custos administrativos.

IOF

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é um tributo estabelecido pelo Banco Central e que deve ser cobrado em todas as transferências internacionais. Mas a taxa aplicada varia dependendo do destinatário do seu dinheiro.

“Imposto” em uma calculadora/Fonte: Reprodução

Caso envie para uma conta de titularidade diferente da sua, você será taxado em 0,38%, já para transferências com o mesmo titular, o imposto já sobe para 1,1%.

Ainda caso queira usar um cartão de crédito na sua viagem ao exterior, saiba que os valores subiram da casa de 1% para 6,8%, mais taxas.

Tarifa bancária

Esta taxa não tem um preço fixo de mercado, pois ela varia de banco para banco, por isso é importante pesquisar bem e saber por onde fazer sua remessa mais barata.

Quanto tempo dura esse processo?

Nesse caso depende do quanto você está transferindo. Para valores menores geralmente demora por volta de dois dias úteis para enviar toda a documentação necessária, cadastrar tudo junto ao banco e depositar o dinheiro.

Mas se a transferência for feita entre empresas e tenham valores exorbitantes, é provável que demore alguns dias ou até mesmo semanas para comprovar toda a papelada envolvida.

Como e por onde enviar?

Enviar dinheiro hoje em dia não é tão complexo, já que existem diversos aplicativos que te possibilitam fazer isso 100% no digital e com taxas baixas. 


Pensando em reduzir os custos, é mais vantajoso mandar o seu dinheiro por meio de fintechs do que pelos bancos tradicionais, levando em consideração que em alguns casos as taxas podem ser 8x maiores. 

Entre os apps mais usados estão:

  • Wise: o serviço disponibilizado pela empresa promete transferências para o exterior com taxas mais baratas que as usuais. Após definir quanto será enviado, é só gerar o boleto no aplicativo ou no site e esperar até cinco dias úteis.
  • PayPal: o aplicativo aposta no seu lado intuitivo para atrair interessados, uma das vantagens apresentadas por eles está no fato de poder enviar o dinheiro mesmo para quem não tem conta no PayPal. No entanto, há algumas taxas a serem pagas, como por exemplo, 4,5% no envio em moeda diferente da local.
  • Remessa Online: talvez a opção mais vantajosa entre todas e que traga uma proposta mais barata para quem precisa. A plataforma do Banco do Brasil debita em até um dia útil sua quantia. A taxa é fixada em 1,3% do valor + R$ 5,90 para valores maiores que 150 dólares.
  • Western Union: as operações na Western são bem flexíveis e podem ser feitas por aplicativo, por telefone, em agências de câmbio, entre outros. Além disso, clientes do Banco do Brasil e do Bradesco podem enviar pela plataforma. Ainda há a cobrança de IOF no preço final das tarifas.