Aluguel de ações: Quais suas vantagens? – ESTOA

Aluguel de ações: Quais suas vantagens?

Para aqueles investidores que pretendem emprestar seus ativos, o aluguel de ações pode ser uma boa opção, pois trás inúmeros benefícios aos investidores


Advertisement


Advertisement


Aos que preferem investir em longo prazo, o aluguel de ações é uma forma de aumentar a rentabilidade da sua carteira, pois os investidores vão lucrar com os ativos que iriam ficar parados por um certo tempo. 

O que é aluguel de ações?

O aluguel de ações é uma operação entre dois investidores, onde um deles é conhecido como doador, e o outro tomador. O doador disponibiliza suas ações para o tomador (comprador, pessoa que deseja pegar emprestado as ações) em troca de uma remuneração fixa. 

Os doadores possuem uma estratégia de longo prazo, e enquanto esperam pela valorização dos seus ativos, “emprestam” suas ações aos tomadores para aumentarem sua rentabilidade, mediante uma garantia e uma taxa fixa. 

Advertisement



Os tomadores, normalmente, são investidores que precisam dos ativos por um período temporário, para viabilizar alguns tipos de operações a curto prazo, para liquidar operações já realizadas ou realizar vendas a descoberto. 

Advertisement


A B3 é responsável por administrar as operações de empréstimos, garantindo o pagamento do contrato. Esse serviço é feito por meio do Banco de Títulos CBLC (BTC), funciona através de um sistema automático, que acompanha a compensação e busca possíveis vendas a descoberto, e tem como objetivo, melhorar a liquidez das ações. 

Papel escrito “aluguel de ações”/Fonte: Reprodução

É necessário que as duas partes definem o período em que os ativos ficarão locados, a taxa ao ano do aluguel e a garantia, para assim firmarem  o acordo. 

Advertisement


Como funciona o aluguel das ações?

Para realizar o aluguel, os doadores precisam informar à sua corretora sobre a disponibilidade do aluguel e as condições exigidas. Eles também podem realizar o aluguel de ações através do home broker, caso achem mais prático. 

Os ativos que podem ser emprestados atualmente, são:

Advertisement


  • Ações;
  • ETFs;
  • FIIS;
  • Units. 

Após receberem o interesse sobre aluguel de ações, as corretoras comunicam a oferta para  B3, e registram o contrato de aluguel na Bolsa. 

Os tomadores que querem alugar as ações, precisam apresentar garantias que são exigidas pela corretora de valores, além de pagarem uma taxa de remuneração pelo  aluguel. 

Alguns dos ativos que podem ser usados como garantia:

  • Certificado de Depósito Bancário (CDBs);
  • Letras de Crédito Imobiliário/Letras de Crédito do Agronegócio (LCI/LCA);
  • Ações;
  • Títulos do Tesouro Direto

Durante o período do empréstimo, os ativos do doador são transferidos por um período  temporário para o tomador. 

Lembrando que, os doadores que possuem ações com direito a voto em assembleias, podem ter seu direito anulado, pois a titularidade vai estar no nome do tomador, o que dá a ele o direito de votar em assembleias até o fim da vigência do contrato. 


Os doadores recebem do tomador os eventos corporativos sobre a ação durante o aluguel, como JCP, bonificação, dividendos, entre outros. 

Pessoas físicas, jurídicas, instituições financeiras  e alguns tipos de investidores institucionais, podem optar por utilizar o serviço de aluguel de ações no mercado de capitais. As pessoas jurídicas podem ter mais exigências solicitadas para realizarem o processo. 

Vantagens para o doador

Ao alugar suas ações, os doadores possuem as seguintes vantagens:

  • Autonomia para estabelecer o prazo de vencimento da locação;
  • Rentabilidade com a carteira  de ações;
  • Recebimento de remuneração sob o valor que foi acordado com o tomador;
  • Não possui custos;
  • Reembolso ajustado dos juros e dividendos das ações alugadas durante o tempo do empréstimo;
  • Operação totalmente segura, garantida pela CBLC.

Vantagens para o tomador

O tomador também tem suas vantagens, que são:

  • Chance de ganhar com a oscilação do mercado nas operações de curto prazo;
  • Oportunidade de realizar vendas a descoberto. 

Tipos de contrato de aluguel de ações

Contrato reversível ao doador

O contrato reversível ao doador, dá a ele o direito de encerrá-lo a qualquer momento. Caso isso aconteça, o tomador paga somente a taxa de aluguel proporcional ao tempo que ficou com as ações. 

Contrato reversível ao tomador

O tomador possui direito de finalizar o contrato, independente da data estabelecida para vencimento. Ele precisa devolver as ações alugadas em até quatro dias. 

Contrato reversível ao doador e tomador

Tanto o doador, quanto o tomador podem finalizar o contrato antes da data de vencimento. Caso o doador solicite a devolução do papel antes da data estabelecida para vencimento, o tomador precisa devolver as ações em até 4 dias úteis. 

Vencimento fixo

Esse tipo de contrato, faz com que o doador e o tomador cumpram o período de vigência acordado no contrato. 

Calculadora e moedas/Fonte: Reprodução

Taxas e custos do aluguel de ações

Essas operações não geram custos para o dono das ações (doador). Já o tomador, precisa se atentar às taxas estabelecidas. 

Taxa de emolumentos

São taxas cobradas pela Bolsa de Valores Brasileira e pela CBLC, no momento em que os investidores fazem operações de compra e venda de ativos. Elas servem para efetuar as negociações realizadas. 

Taxa de registro

Os tomadores precisam arcar também com a taxa de registro. Essa taxa corresponde a 0,25% do valor total negociado. 

Taxa de corretagem

A taxa de corretagem transmite a ordem de venda do banco ou da corretora para a Bolsa de Valores. O valor cobrado pelo serviço é definido pela própria instituição.