Risco de Mercado: Como funciona e quais seus impactos? – ESTOA

Risco de Mercado: Como funciona e quais seus impactos?

Conhecido também como risco sistêmico, o risco de mercado trata-se de oscilações de preço e de indicadores que ocorrem por conta de eventos que atingem o mercado


Advertisement


Advertisement


O risco de mercado envolve condições sistêmicas, podendo apresentar muitos impactos nos seus resultados. Esses riscos podem influenciar no prazo de liquidez, vencimento de uma aplicação financeira e na performance do rendimento. 

Para cada tipo de ativo, ele possui um grau diferente. Assim, alguns ativos possuem mais riscos de mercado e outros não. 

No Brasil, o impeachment de Dilma Rousseff é um grande exemplo de risco de mercado. Com variações nas cotações das ações, o câmbio teve uma grande alta e chegou a R$ 4,00. 

Advertisement



Estratégias de diversificação, podem não ser suficientes para impedir as quedas relevantes na cotação de carteiras de investimentos. 

Advertisement


Diversificar a carteira pode proteger do risco não sistêmico, que são específicos de um ativo em questão, mas não protegem do risco sistêmico (risco de mercado). 

Como funciona o risco?

Muitas condições financeiras dependem da conjuntura econômica atual e de novos fatos, como por exemplo, as notícias. 

Advertisement


Dependendo de como está a economia, podem ocorrer mudanças na  política monetária. Todo o mercado pode ser afetado caso isso ocorra, tendo alterações na política cambial ou na taxa de juros. 

A volatilidade do mercado também pode tornar o risco ainda mais intenso. As oscilações rápidas e intensas nos preços de ativos e derivativos na bolsa, elevam o risco percebido. 

Advertisement


Em 2020, na pandemia do coronavírus, o cenário de alcance mundial acabou provocando impactos econômicos em quase todos os setores.  Os casos mais típicos de risco de mercado, são:

Eleições presidenciais

Podem ser tanto eleições presidenciais no Brasil ou em países relevantes no cenário internacional, como EUA e as principais nações da Europa. 

Urna eletrônica/Fonte: Poder360

Caso sejam eleitos candidatos que são conhecidos  por serem avessos ao mercado, os ativos financeiros podem se desvalorizar, sendo um risco de mercado relevante. 

Oscilações no câmbio

Caso a moeda se desvalorize frente a uma moeda forte, como por exemplo, o dólar, a tendência é dos ativos se desvalorizarem, o que mostra que a variação cambial é muito fundamental na economia. 

Mudanças na taxa de Juros

O órgão governamental responsável por definir a taxa de juros, é o COPOM. Valores que são altos, desestimulam a economia, o que faz com que os preços dos ativos caiam. Taxas menores costumam fazer a economia aquecer, o que gera uma grande valorização. 

Reformas em legislação

Alguns projetos de leis fundamentais para a economia, acabam causando grandes oscilações nos valores de ativos financeiros. As reformas tributárias, previdenciárias e econômicas são alguns exemplos disso. 

Tipos de Riscos

Como todos sabem, qualquer investimento possui risco, porém, eles são diferentes de acordo com a modalidade e da exposição que cada um possui. 

Existem outros riscos que afetam o comportamento dos preços, os resultados que podem ser obtidos e a tomada de decisões, os quais são:

Risco de crédito

Risco de crédito é quando uma das partes não cumprem com o que foi previsto em um contrato ou negociação. 

Como esses ativos investem em produtos financeiros, é possível que alguma instituição não pague os lucros. Por conta disso, a rentabilidade do fundo fica comprometida. 

Assim, esse risco está ligado à inadimplência e à incapacidade de cumprir com condições relacionadas a um pagamento. 

Risco de Liquidez

Outro risco que está presente nos investimentos, é o risco de liquidez. Ele aparece quando existe uma dificuldade de negociação, sendo pelas condições predefinidas ou pela relação entre oferta e procura. Por exemplo, quem compra um imóvel para revender, possui um risco de liquidez maior. 

Imagem com sinal de alerta/Fonte: Olhar Digital

Isso acontece porque é difícil encontrar um comprador para o bem. Esse risco também é grande é investimentos que só permitem o resgate na data de vencimento.

Risco Operacional

O risco operacional se refere às probabilidades de alguma operação financeira falhar. Isso ocorre quando há um erro ou uma invasão na operação de um sistema. 

É de extrema importância acompanhar suas aplicações, verificar os ativos que estão sob sua custódia e ter os comprovantes de negociação. 

Como o risco de mercado pode impactar nos seus investimentos?

Esse risco afeta seus investimentos em diversos efeitos, tais como: Vendas em pânico (panic selling), ações deixando índices e Rebaixando do rating do país. 

Venda em pânico

Um exemplo de venda em pânico, foi quando os investidores ficaram desesperados para se desfazerem dos seus ativos, sendo isso, uma consequência de um risco de mercado recente. 

Ações deixando índices

Investidores que possuem muitos recursos, também podem se desfazer de ações em determinados cenários. Um exemplo disso é que gestores de fundos passivos precisam vender as ações que saíram dos índices de referência (benchmark). 

Rebaixamento do rating do país

Um exemplo disso, é de quando o Brasil perdeu o grau de investimento (rating) pelas agências de classificação de risco, o que gerou uma consequência negativa de risco de mercado. 

Muitos investidores institucionais estrangeiros ficaram proibidos de investirem no Brasil, e precisaram se desfazer de suas ações, derrubando as cotações, prejudicando investidores locais. 


É possível se beneficiar de alguns efeitos negativos no mercado, através de algumas atitudes, umas delas é o pensamento de longo prazo. 

Outra possibilidade é a de enxergar esse evento como uma oportunidade. É em momentos de crises que as ações ficam descontadas, com isso, é possível fazer grandes aportes. 

O risco de mercado proporciona esses descontos nos preços das ações, são em situações assim, que a cotação tende a se recuperar rapidamente. 

Para não resultarem em uma perda permanente de capital, os investidores precisam acompanhar de perto seus negócios.