Saiba o que é e como interpretar o ATR – ESTOA

Saiba o que é e como interpretar o ATR

Conhecida como média de amplitude de variação, ela é um importante conceito para manter a segurança de seus investimentos


Advertisement


Advertisement


O ATR, chamado de Average True Range, tem como objetivo medir a volatilidade de preços, levando em consideração suas flutuações.

Ele é extremamente utilizado para prever se os preços vão subir ou não, sendo muito popular na mão de investidores em gráficos.

Como o ATR surgiu?

O Average True Range, ou Média de Amplitude de Variação nasceu para prever a volatilidade dos preços de um ativo em questão. Ele foi desenvolvido por J. Welles Wilder, em 1978.

Advertisement



O engenheiro introduziu sua ideia no livro New Concepts in Technical Trading Systems. Porém, ela era utilizada em commodities, que possuíam um grau de volatilidade maior do que os ativos.

Advertisement


Como o ATR funciona?

O Average True Range busca medir o grau de volatilidade dos preços. Isso quer dizer que ele vai prever a frequência que os valores mudam, e não a direção.

Dessa forma, ao contrário de outros medidores, ele busca considerar o grau de movimento das ações movimentadas na bolsa, fazendo com que seja muito mais próximo da realidade.

Advertisement


A ferramenta vai analisar e considerar o maior número entre a diferença entre o maior e o menor preços atuais, entre o último fechamento e o maior preço atual e entre o menor preço atual e o último fechamento.

Ferramenta em comparação com gráficos candle/Fonte: Reprodução

Dessa forma ele consegue prever a frequência da mudança dos preços, sendo extremamente utilizada em investimentos em gráficos. Aí é mais fácil de fazer stop loss e stop gain, por exemplo.

Advertisement


O que é o Stop loss e Stop gain?

O termo stop loss se refere diretamente a ações que começam a dar errado. A prática significa literalmente minimizar as perdas.

Conforme o preço das ações começa a cair, a opção mais segura é retirar o dinheiro antes que as ações caiam mais.

Botão vermelho ‘’Stop Loss’’/Fonte: Oakland Schools Literacy

O Stop gain, por sua vez, é literalmente tirar o dinheiro após a máxima do seu preço.

Os ativos não se valorizam para sempre, e uma vez que é possível observar sua tendência de movimentação, o stop gain vem para obter o valor máximo do lucro.

As práticas são muito comuns no mercado de renda variável, onde as flutuações dos preços são bem comuns.

Fórmula utilizada pela ferramenta

O ATR dispõe de uma fórmula, utilizada para identificar a Média de Amplitude de variação. Ela geralmente se vale de 14 períodos, normalmente, dias.

Portanto, seu cálculo é:

ATR = MME(TR)

TR = máx(H – L, H – Cp, Cp – L)

O ATR começa descobrindo o valor True Range, chamado de TR, que é dado, geralmente, pelo maior número entre as relações a seguir: A diferença entre a máxima e a mínima desse período, entre a máxima e o fechamento anterior, e entre o fechamento anterior e a mínima.

Nessa fórmula, a letra H se refere à máxima, L à mínima e Cp ao último fechamento.

Depois disso, é calculada a MME, que é a Média Móvel Exponencial. Aí, o Average True Range do período é descoberto.

A utilização da ferramenta em investimentos

O uso da ATR em investimentos, em especial em gráficos candle, são essenciais para garantir a segurança quase completa de seus investimentos.

Análise de dados em referência à ferramenta/Fonte: Academia IN

O ATR não é o único indicador técnico que existe no mercado. Eles são conhecidos justamente para preverem certas tendências nesse mercado.

A Média de Amplitude de Variação é um tipo de indicador de volatilidade. No entanto, existem outros tipos de ferramentas como essa. Seu uso em conjunto com tipos e ferramentas de análise gráfica garantem uma grande segurança nas ações.

Outros tipos de indicadores são: tendência, que busca identificar a característica nos preços dos ativos, os de momentum, que vão reconhecer se uma ação está em sobrecompra ou em sobrevenda, e os de volume, que buscam indicar o volume de operações em ativos.


Com a evolução dos métodos de investimentos e de trading, sinais cada vez mais claros devem ser percebidos. Dessa forma, ferramentas cada vez mais preditivas são desenvolvidas.

Cada sinal de variação deve ser notado, fazendo com que as noções dos investidores evoluam simultaneamente.

Mas ainda é necessário levar em consideração a imprevisibilidade deste mercado tão inconstante. Até porque, este é exatamente o motivo pelo qual tantas ferramentas e métodos para torná-lo mais palpável foram criados.