Macroeconomia: como funciona esse conceito – ESTOA

Macroeconomia: como funciona esse conceito

O estudo que busca entender o mercado por meio de suas coletividades


Advertisement


Advertisement


A macroeconomia é um conjunto de conceitos que busca entender o mercado por meio dos agregados que o integram.

Por constituir a estrutura mercadológica como um todo, o conceito interfere em várias áreas, incluindo a de ações.

Ela foi criada em 1930, após a maior crise econômica dos Estados Unidos, conhecida como a Grande Depressão.

Advertisement


Nessa época, a necessidade de estudos que contemplassem a economia como um todo se fez muito presente, uma vez que o sistema havia colapsado.

Como a macroeconomia atua no mercado?

Através da análise de conceitos coletivos, a macroeconomia busca estudar o mercado como um coletivo individual.

Advertisement


Dessa forma, ela acabou se tornando um dos pilares da economia, se aliando à sua teoria contrária, chamada de microeconomia.


Advertisement


Um dos principais campos de atuação da teoria são os mercados que constituem as economias.

Neles, são analisados conceitos ligados à produção, comércio exterior, taxas de inflação, fatores ligados ao desemprego e à geração de renda, por exemplo.

Advertisement


Quais os mercados estudados pelo princípio?

O conceito se estrutura em cima de cinco tipos de mercado.

Áreas diferentes do mercado ilustradas/Fonte: Reprodução

Dessa forma, a macroeconomia entende conceitos individuais aplicados em coletivos, que vão compor a economia.

Assim, as áreas analisadas são:

-Mercado de bens e serviços: Essa área diz respeito ao índice de produção agregada (ordem de produção em massa, que visa produzir uma grande quantidade de produtos em pouco tempo), e ao nível de preços.

Dessa forma, as interações financeiras se dão entre famílias e companhias que trocam constantemente dinheiro por produtos/serviços.

-Mercado de Trabalho: Aqui, é descrita a relação entre as pessoas que procuram e oferecem emprego.

Nesse tipo de mercado, existe a negociação pelo valor a ser pago e pela função a ser exercida. Os empregadores podem ser vistos como compradores, e os funcionários como vendedores de determinado serviço. Assim, é determinado o preço e o nível de trabalho.

Homem no centro de vários tipos de trabalho/Fonte: Pausa Dramática

A macroeconomia nesse caso tenta ainda explicar e prever as relações entre as duas partes, levando em consideração a situação econômica presente na região em questão.

-Mercado Monetário: Funcionando como um braço do mercado financeiro, essa área descreve a capacidade das instituições financeiras, como o Banco Central, de manter a liquidez econômica de um país.

Através de empréstimos com prazo de até um ano, envolvendo títulos de tesouro, hipotecas e títulos públicos e privados, esse tipo de mercado mantém a valorização do dinheiro.

Aqui, são levados em consideração os níveis de oferta e demanda da moeda. Essas instituições controlam a economia, injetando moeda no caso de compra de títulos e retirando moeda no caso da venda deles.

-Mercado de Títulos: Esse ambiente diz respeito diretamente sobre os agentes econômicos

Alguns deles são conhecidos como superavitários, que possuem uma diferença positiva entre o nível de gastos e o nível de arrecadação, e os deficitários, que possuem uma taxa de gastos maior à taxa de arrecadação.

Nesse mercado, é possível emitir novas dívidas, sendo conhecido como mercado primário, e comprar ou vender esses títulos de dívidas, conhecidos como mercado secundário.


-Mercado de Divisas: Também conhecido como mercado de câmbio, esse tipo depende única e exclusivamente da entrada de capital estrangeiro e a taxa de exportação de um país.

Aqui, como o nome sugere, a atuação de moeda estrangeira em outra divisa caracteriza esse tipo de mercado. Essa é uma das formas de investimento exterior mais comuns, sendo também extremamente voláteis.

Fatores levados em consideração pelo conceito

Apesar de considerar taxas como a da inflação, desemprego, e as taxas do PIB, ele também analisa os produtos da atuação econômica da sociedade, os chamados agregados macroeconômicos.

O primeiro deles diz respeito à produção integral de bens feita pela sociedade em um dado período. Depois vem a renda, que representa a remuneração total de uma pessoa ou de uma família.

Aí vem o conceito de Renda Pessoal Disponível (RPD), que é a renda com a qual as famílias podem contar para consumo. Daí entra o conceito de poupança, que diz respeito à quantia restante do RPD depois de arcar com seus gastos.

Pilhas de moedas crescendo/Fonte: Portafolio

As despesas representam todo e qualquer gasto utilizado por agentes financeiros para adquirir um bem produzido pela sociedade. Finalmente, ainda existe o conceito de investimento, que são os gastos direcionados para o aumento da arrecadação financeira de alguém.

Dessa forma, a macroeconomia se foca em estudar as nuances que possam afetar a economia de uma forma geral. Ela busca prever e entender o crescimento econômico de uma nação levando em consideração todos esses fatores.