O que é e como utilizar o Stop Gain – ESTOA

O que é e como utilizar o Stop Gain

A técnica utilizada para maximizar os lucros e evitar prejuízos


Advertisement


Advertisement


Muito utilizado em gráficos de ações, o stop gain é uma ferramenta muito útil para investidores.

Nele é possível selecionar um limite, estabelecido para que a ferramenta retire o dinheiro da aplicação quando ela atingir seu valor máximo.

Ela é extremamente utilizada por investidores que realizam daytrade, além de estar presente em basicamente todas as plataformas de investimentos desse tipo.

Advertisement


Como surgiu o Stop Gain?

Conforme os investimentos de renda variável foram tomando espaço no mercado, logo surgiu a necessidade da segurança nesse tipo de ação.

O problema é que, assim como o nome sugere, esse tipo de investimento é conhecido pelo seu alto grau de volatilidade, isto é, o quão propensa é a alteração em seu preço.

Advertisement



Esse tipo de ação logo se tornou um dos favoritos pelos investidores. Apesar de ser instável, o investimento de renda variável pode atingir uma margem de lucro extremamente maior que a de um de renda fixa, por exemplo.

Advertisement


Porém, também pode atingir um nível de desvalorização muito maior do que o previsto.

Foi essa instabilidade de preços que originou a criação de uma ferramenta que pudesse encerrar uma posição assim que o ativo atingisse a maior margem de lucro possível.

Advertisement


Como utilizar a ferramenta

Geralmente, esse recurso está disponível em qualquer site destinado a investimento em ações. O Stop Gain é extremamente importante para dar mais segurança para elas.

Utilização de stop gain e stop loss/Fonte: Reprodução

Apesar de parecer contraditório, a ferramenta significa, literalmente, parar os ganhos. Isto porque as ações não se valorizam pra sempre, e retirar a posição no cenário de lucro máximo pode evitar perdas significativas.

Assim, quando um investidor indica uma posição, é necessária a análise do histórico de sua valorização. Ainda podem ser usadas outras ferramentas para esta avaliação.

Depois de estudar e identificar o ponto máximo mais provável de valorização, o comprador deve configurar um stop gain para este valor específico, de forma que quando a meta for batida, a posição é retirada automaticamente.

Aí, se este for realmente o maior ponto de rendimento, o investidor evita todo e qualquer tipo de prejuízo que poderia ocorrer.

Se este não for o ponto máximo, então o comprador mitigou boa parte de sua perda.

Há diferença entre Stop Gain e Stop Loss?

Stop Loss significa, literalmente, parar a perda, e também tem ligação direta com o mundo das ações negociadas na Bolsa de Valores.

Ele diz respeito diretamente ao oposto do Stop Gain. Enquanto uma visa maximizar os lucros, a outra visa minimizar as perdas.

Botão Stop Loss/Fonte: Reprodução

Assim como parar os ganhos na hora certa pode lhe render uma quantia de lucro maior, parar as perdas no ponto certo também pode te salvar.

Aqui, após a análise preliminar do histórico da ação em questão, é estipulado um valor mínimo em que a ação pode se desvalorizar.  Aí, quando a meta negativa máxima for atingida, o Stop Loss retira a posição automaticamente, impedindo uma perda maior de valorização.

Existem pontos negativos na prática?

Apesar de garantir um ótimo gerenciamento de risco, as duas ferramentas possuem suas contrapartidas.

Apesar de evitar muitos riscos, o Stop Gain limita o investidor a lucros previsíveis. Dessa forma, se houver uma análise preliminar errada, ou um valorização muito maior do que o esperado (o que não é tão incomum assim, dada a natureza desse tipo de investimento), o acionista sai na desvantagem.

Por mais que alguns vejam a perda de algumas valorizações como um ponto essencialmente negativo, alguns o vêem como um ‘’preço’’ pago para aumentar a garantia de seu lucro.


De qualquer forma, o mercado de ações é imprevisível, e também são suas variações de preços, fazendo com que tudo possa mudar a qualquer instante.

Daí, é totalmente íntimo ao investidor considerar este um ponto negativo ou positivo.

Outros pontos positivos

Além das já citadas, outra vantagem do Stop Gain é a praticidade.

Ao invés de fazer análises complexas, e usar uma grande parte do seu tempo ponderando a hora certa de retirar sua posição, ela funciona muito bem para aqueles que não dispõem de tanto tempo livre.

Por se tratar de um limite pré-estabelecido, o stop gain funciona muito bem para as pessoas que não conseguem acompanhar as movimentações da bolsa de perto, permitindo-os focar sua atenção em outros fatores e/ou investimentos.

Dessa forma, a ferramenta demanda que o investidor possua uma certa aptidão para fazer análises prévias, a fim da utilização correta da mesma.

Assim, ela instiga o comprador a criar uma noção analítica maior que, aliada à ferramenta, poderá aumentar a segurança de suas ações.