Serasa: Saiba como limpar seu nome
A companhia que armazena a reputação financeira das pessoas
É muito comum que uma imagem negativa esteja atrelada à Serasa. Isso porque esta é a companhia que diz respeito ao comportamento financeiro e dívidas de um indivíduo.
Dessa forma, o Serasa busca o monitoramento dos clientes, sendo focado em dívidas com o setor privado.
O que é o Serasa?
O Serasa Experian foi criado em 1968 a partir de uma parceria entre associações bancárias, chamado de FEBRABAN.
Dessa forma, a empresa possui um grande banco de dados que reúne nome, CPF e o histórico de dívidas de alguém, que vai compor o seu Serasa Score.
Apesar de ser criada como uma solução de logística para formulários e contratos de instituições financeiras, com o passar do tempo ela foi se tornando uma empresa que funciona como uma ‘’ponte’’ entre o credor e o devedor.
Esse tipo de companhia se chama Birô de Crédito, e seu objetivo é reunir o histórico pagador de um indivíduo.
Em 2007, ela se uniu à companhia Experian, que é um grupo Irlandês focado em gestão de informações e banco de dados. Ela possui influência em cerca de 44 países, incluindo o Brasil.
A Serviços de Assessoria S.A., como é chamada a Serasa, é comumente confundida com o SPC, chamado de Serviço de Proteção ao Crédito.
Apesar de trabalhar com uma base de dados semelhante, o SPC é uma empresa totalmente a parte da Serasa.
Qual a diferença entre Serasa e SPC?
As duas possuem um banco de dados que coletam e armazenam os mesmos tipos de informações.
Elas também se focam em prestar serviço à lojistas, empresas e prestadoras de serviço. Porém, seus bancos de dados são individuais, pois são companhias totalmente independentes.
Os dados são coletados pelos lojistas, o que significa que mesmo que você tenha registro em uma das empresas, você pode não ter na outra.
O SPC foi criado com o mesmo intuito, por sua vez, em 1955 pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL).
Ainda que parecidas, as duas empresas são negócios separados, que coletam, armazenam e repassam os dados de possíveis devedores aos seus clientes, sejam eles lojas ou instituições financeiras.
Como limpar meu nome?
O estado de um nome está diretamente ligado ao Serasa Score. Ele é, literalmente, uma forma de medir a relação de um comprador com seus compromissos financeiros, em um período de, geralmente, um ano.
Esse medidor se dá por um número de 0 a 1000, que vai ditar o estado do seu nome. Se uma pessoa está próxima do 0, então seu nome está sujo. Se ela estiver próxima do 1000, então está limpo.
Dessa forma, a empresa disponibiliza também um jeito fácil de conferir a situação de seu score. Tanto pelo celular, quanto pelo computador é possível acessá-lo.
Através do CPF e do nome completo, é possível conferir sua situação de maneira gratuita.
A empresa disponibiliza, ainda, uma forma de renegociar suas dívidas com o credor, sendo um mediador entre as duas partes.
No caso de haver dívidas ativas, a companhia também disponibiliza uma forma de negociar, e de limpar o nome.
O devedor também deve ficar atento aos chamados ‘’feirões limpa nome’’, que são realizados pela própria empresa.
Eles dão a oportunidade do devedor pagar suas dívidas de forma parcelada, e com inúmeros descontos. Em alguns casos, até 99% do valor é descontado em várias instituições.
O SPC oferece serviços similares. Por sua vez, o cliente deve acessar o site oficial da companhia para utilizar a ferramenta.
Vazamento de dados
Em Janeiro de 2021, houve um escândalo envolvendo o birô de crédito mais utilizado do Brasil.
Nesse acontecimento, foram vazados dados de 220 milhões de brasileiros, atingindo praticamente a população inteira.
Essas informações contém nome completo, endereço completo, dados relacionados ao salário, Serasa Score, RG, estado civil, CPF, CNPJ e em alguns casos, até fotos do rosto.
Dentre outros, estão milhares de dados relacionados ao trabalho e à vida pessoal dos indivíduos.
Apesar da empresa negar ser a fonte, fato é que essas informações foram encontradas na chamada dark web.
Lá, é possível encontrar um arquivo contendo aproximadamente 14 GB, que é vendido e em alguns casos, encontrado de graça.
Este evento é extremamente sério, podendo comprometer a vida da maior parte da população brasileira.
A Serasa enfrenta um processo que prevê uma multa de, no mínimo, 200 milhões de reais, e uma indenização para cada titular dos dados vazados de aproximadamente 15 mil reais.