Uber (U1BE34) anuncia robôs e carros autônomos como novos entregadores – ESTOA

Uber (U1BE34) anuncia robôs e carros autônomos como novos entregadores

Empresa de transporte privado lançou serviço com entrega de produtos via Uber Eats em duas cidades da Califórnia


Advertisement


Advertisement


A Uber (U1BE34), lançou nesta última segunda-feira, (16), um novo modelo de entrega no seu aplicativo focado em delivery de comida, o Uber Eats. A empresa terá, em paralelo, um serviço em que utiliza robôs e carros autônomos para efetuar as entregas.

A princípio, o serviço do Uber Eats será disponibilizado apenas para os usuários que moram nas cidades de Santa Mônica e West Hollywood, no estado da Califórnia. Ainda de acordo com a empresa, ela fornecerá pontos de carregamentos para veículos elétricos que utilizem o aplicativo.


Advertisement


O anúncio foi feito no evento anual da Uber, em que ela apresenta novidades com relação aos produtos da companhia. Os novos modelos de entrega fazem parte da ambição da empresa para essa próxima década, tornar 90% da frota em veículos elétricos.

No entanto, no estado da Califórnia, a troca não se trata apenas de um desejo da companhia, mas sim uma exigência da própria cidade.

Advertisement


Uber fecha parceria

No início, os serviços de entregas autônomas, além de funcionar apenas nas duas cidades da Califórnia, serão restritos a poucos comércios de um modo geral, por se tratar de um período de testes, mas a tendência é que a companhia aumente o raio de atuação com o passar do tempo.

Para pôr em prática o projeto, a Uber fechou duas parcerias para que possa garantir o funcionamento do delivery de comida. As entregas por meio de veículos autônomos será feita em parceria com a joint-venture, Motional.

Advertisement


Uber (U1BE34) anuncia robôs e carros autônomos como novos entregadores
Robôs da Serve Robotics irão fazer as entregas da Uber Eats em Los Angeles /Foto: Olhar Digital

No caso das entregas que serão feitas com robôs que andarão pelas calçadas de Los Angeles, a parceria será com a startup Serve Robotics, adquirida pela companhia ainda em 2020.

A companhia disse que por estar no começo das operações com este novos entregadores automatizados, o serviço precisará passar por diversos testes antes que comece a operar em larga escala em mais cidades e comércios.

Advertisement


Ainda que as entregas sejam projetadas para serem feitas sem que entregadores tenham que ir até a casa do consumidor, neste início elas serão monitoradas por humanos. Além disso, o veículo terá um motorista de segurança.

Com a operação sendo controlada por humanos, a companhia consegue assumir o controle em eventuais problemas, como dificuldade para atravessar uma rua, ou até mesmo dirigir o veículo em locais em que o serviço não chegue.

Operação

As entregas via robôs e carros autônomos serão opcionais, com o usuário tendo a liberdade para optar pelo serviço ou não. Segundo a Uber, haverá uma taxa extra, ainda não divulgada, para quem escolher este modelo.

O serviço funcionará assim como as entregas usuais do aplicativo de delivery da empresa, com a possibilidade do usuário rastrear a entrega via aplicativo para saber onde está a comida. 

No entanto, para receber o pedido, o cliente sentirá uma leve diferença com relação às entregas atuais com que todos estão acostumados, pois a própria pessoa que irá retirar a encomenda do carro ou do robô. Para que isso funcione, a companhia enviará uma senha para o celular do cliente, depois disso ele estará liberado para pegar o pedido.

Para receber os pedidos da Uber Eats, clientes deverão informar senha em carros ou robôs /Foto: TechTudo

O modelo que está sendo lançado oficialmente nos Estados Unidos neste mês tem previsão de se expandir de forma global nos próximos meses e anos. Apesar disso, a chegada desse tipo de entrega no Brasil deve demorar, pelo fato de que a Uber encerrou o serviço de delivery no país no mês de março.

Novos serviços

Além da entrega de comida com novos entregadores, a Uber a partir deste segundo trimestre irá oferecer novos serviços para os seus usuários que moram no exterior.


A empresa anunciou a criação de duas novas modalidades de corrida, o Uber Travel e o Uber Charter. O primeiro disponível apenas nos EUA e Canadá, honra o nome que lhe foi dado (viagem, em inglês), e possibilita viagens maiores e mais planejadas, oferecendo até mesmo cashback de 10%.

Já o Uber Charter ainda não foi lançado, mas deve iniciar as suas operações nos Estados Unidos em breve, o modelo é voltado para viagens em grupos, permitindo a reserva de ônibus e vans, para reuniões a trabalho, festas ou eventos.