Acordo comercial: entenda esse tipo de tratado
Diretamente ligados aos blocos econômicos, os acordos são parte fundamental da globalização na economia
Com a globalização atingindo os mais diversos setores, os tratados claramente não iam ficar de fora e com isso são realizados os mais diversos tipos de acordos comerciais, entre dois ou mais países.
Isso acontece para que as nações envolvidas possam se relacionar comercialmente e as mesmas procuram tirar algum benefício desse acordo, como redução de tarifas alfandegárias, incentivos econômicos ou derrubar algumas burocratizações existentes nesse setor e também uma união na economia.
Objetivos
O principal objetivo é aumentar seu mercado externo, e com isso desenvolver cada vez mais suas políticas de exportações e ser bem reconhecido naquele eixo.
É muito comum que gere uma isenção de tarifas alfandegárias e com ambos saem ganhando, pois as importações e exportações perdem suas taxas e os países acabam ganhando por não gastarem a mais com aquele produto.
Como funciona um acordo comercial
O tratado pode ser feito de diversas formas, uma das mais comuns é através de empresas do mesmo setor, porém, também pode acontecer de serem setores diferentes, mesmo que isso a princípio não pareça ter tantas vantagens com essa diferença.
A forma como isso vai acontecer cabe a Câmara de comércio exterior (Camex), quando se trata do Brasil, pra tomar medidas como :
- Proteger os interesses comerciais brasileiros através de medidas pertinentes para países que descrumpirem o acordo feito de forma bilateral, multilateral ou regional;
- Estabelecer as diretrizes necessárias para o estabelecimento dos acordos.
Tipos de acordo comercial
Existem três principais tipos de acordos comerciais, os bilaterais, regionais e multilaterais, a diferença entre eles é a seguinte:
- Tratados Bilaterais
O acordo bilateral tem o objetivo de criar e manter relações internacionais, a fim de desenvolver os lados sociais, culturais e econômicos. Assim o acordo vai procurar assegurar esse desenvolvimento através de regras estabelecidas nesse intercâmbio.
- Tratados Regionais
É uma forma mais intensificada dos acordos bilaterais, através da formação de blocos econômicos para intensificar a integração mundial.
- Acordo Multilateral
No comércio é a estrutura que regula a venda e as compras dos produtos e serviços entre as diferentes nações, tendo como objetivo a competição livre ao eliminar obstáculos, como cotas e tarifas.
Principal Acordo mundial
Atualmente o maior acordo em vigor é entre a União Europeia e o Japão, conhecido como o maior tratado da história. Através desse acordo, as empresas europeias deixarão de pagar cerca 1 bilhão de euros por ano em impostos e também reduz tarifas alfandegárias.
O Brasil nos acordos comerciais
Em relação ao Brasil, o tratado mais conhecido em que o país participa é o do Mercosul. Assinado em 1991, ele estabeleceu algumas regras, entre elas :
- Livre circulação de bens entre os países membros;
- Tarifa externa comum (TEC) com negócios entre países terceiros;
- Política comercial comum.
Os países membros do bloco são Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, possuindo uma união aduaneira, e tendo como objetivo a estimulação de crescimento econômico entre os participantes.
Esse acordo trouxe alguns benefícios para o Brasil, aumentando o número de exportações em um avanço significativo.
Além do Mercosul, o Brasil tem alguns outros acordos que ainda não estão em vigor, entre eles estão :
- Acordos Bilaterais com México, Guiana e o Suriname
- 16 acordos com países membros do Mercosul
- 3 com países que integram a Associação Latino-Americana de integração.
Mercosul e União Europeia
Em 2019 o Mercosul e a União Europeia fecharam um acordo, o acordo abrangerá cerca de um quarto do PIB mundial já que integra um mercado de cerca de 780 milhões de habitantes, é o maior acordo e o mais complexo que o Mercosul já fechou.
O tratado prevê uma redução de 90% das tarifas de exportação entre os países e que em 10 anos as exportações da América do sul para Europa esteja zerada, para o Brasil a maior vantagem vêm nos produtos agrícolas já que hoje é a segunda maior nação que vende esse tipo de produto para os europeus, entre os principais produtos estão :
- Suco de Laranja
- Frutas
- Café
- Óleos vegetais
- Crustáceos
O comércio brasileiro também teria a eliminação para exportar produtos industriais que geram um maior crescimento das empresas nos países externos.