NASDAQ 100 : O segundo maior índice da bolsa NASDAQ
Representando as 100 maiores empresas da bolsa, é importante saber como investir nesse índice
O Nasdaq 100 é o índice que representa as 100 maiores empresas não financeiras que são negociadas na bolsa de Nasdaq, é um dos índices mais famosos do mundo, lançado em 1985 possui uma capitalização de mais de US $7 trilhões de dólares.
As empresas que desejarem investir, não necessitam de um valor mínimo de mercado, porém precisam fazer parte das 100 maiores empresas que cumprem os requisitos.
Diversos investidores procuram investir no índice para aumentar e diversificar seu portfólio e também expor seus investimentos à moeda mais forte do mundo, o dólar.
Entre as empresas que fazem parte do Nasdaq 100, estão as empresas FAANG, sigla que representa as principais empresas de tecnologia dos Estados Unidos e são elas Facebook, Apple, Amazon, Netflix e Google.
O Funcionamento
O índice é composto através do valor de mercado das empresas presentes na Nasdaq. Isso significa que quanto maior é o valor de mercado de uma empresa, maior vai ser sua representação no índice.
Esse valor (Valor de mercado) é encontrado através da multiplicação da quantidade de ações de cada empresa, com o valor de cada ação.
Logo, se uma empresa tem 10 milhões de ações e cada uma vale US $30 dólares, seu valor de mercado será de US $300 milhões. Para uma companhia ser incluída no índice deve cumprir os requisitos de não ser do setor financeiro e estar listada nas bolsas de Nasdaq.
As empresas também não podem estar em recuperação judicial e manter uma média acima de 200 mil ações por dia.
Composição do Nasdaq 100
O motivo desse índice fazer tanto sucesso é ter em sua composição as grandes empresas tecnológicas. Chamadas de Big Tech, empresas com a maior representação na bolsa, tem como foco o desenvolvimento tecnológico e abrangem grande parte de seus mercados.
Com a economia digital essas empresas têm tido um crescimento exponencial e sua lucratividade só aumenta, com isso essas empresas acabam conseguindo elevados níveis de caixa.
As maiores companhias presentes na Nasdaq são Apple, Facebook, Microsoft, Amazon e Alphabet (holding dona do Google).
Fora isso, nota-se que essas empresas possuem grande popularidade com o público, já que grande parte do mesmo costuma utilizar diretamente os serviços oferecidos por essas companhias.
Outra característica comum é que elas possuem um balanço patrimonial enxuto (O balanço patrimonial é um relatório que avalia a condição patrimonial e financeira de uma empresa periodicamente, normalmente uma vez a cada 12 meses, é a mais importante demonstração financeira de uma empresa).
Algumas outras companhias presentes no Nasdaq 100 são o Paypal, Adobe, Tesla e Nvidia.
Histórico
Quando se analisa o gráfico da Nasdaq é possível notar que ela supera alguns outros índices parecidos como S & P 500 ou Dow Jones, já que o gráfico mostra que ela possui uma rentabilidade maior ao longo do tempo.
Essa maior rentabilidade pode ser explicada graças a uma estável performance das ações que estão presentes na bolsa, devido às mesmas terem uma forte formação de caixa e uma necessidade baixa de capital intensivo.
Os retornos de capital investido e de patrimônio líquido se tornam altos e tornando esse, o impulso para gerar valor aos acionistas destas empresas.
Mesmo com o evento da bolha da internet no início dos anos 2000, onde várias empresas do setor de tecnologia tiveram que fechar e se mostraram incapazes de gerar lucro, queimando bastante caixa, algumas conseguiram sobreviver ao evento catastrófico e passaram a aumentar seus lucros.
Enquanto em meio a crise de 2008, os investidores da Nasdaq conseguiram se beneficiar já que as empresas tiveram uma alta valorização nessa época.
Como Investir no Nasdaq 100
No Brasil, ainda é impossível investir em qualquer segmento da Nasdaq já que não há nenhum veículo dela disponível em corretoras brasileiras.
Porém é possível comprar ETFs que acompanham o Nasdaq Index (Um outro índice da bolsa) com corretoras que permitem investir em ativos americanos, como o QQQ.
Entretanto, é possível investir no Nasdaq 100 em vários países que possuem os ETFs, esses países são : Austrália, Índia, China, Canadá, França e Alemanha.