Nasdaq composite : O maior índice da bolsa de Nasdaq – ESTOA

Nasdaq composite : O maior índice da bolsa de Nasdaq

Um dos índices mais procurados pelos investidores ao redor do mundo


Advertisement


Advertisement


Para todos que desejam investir na Nasdaq, conhecer o seu maior índice o Nasdaq composite é fundamental. Esse índice leva em conta os valores de todas as empresas listadas na bolsa, por isso, esse índice também é visto por muitos como um indicador do setor tecnológico.  

Quanto maior é o valor de mercado de uma companhia, maior vai ser o percentual dela dentro da bolsa. Junto do Dow Jones e S&P 500, o Nasdaq composite é um dos três principais índices do mundo. 

Ele é mais favorável para empresas do ramo tecnológico, como é o caso das empresas FAANG, que são as principais empresas da área. Também é possível encontrar empresas da área de imóveis, os chamados REITs, e também os ADRs, empresas negociadas fora de seu país de origem. 

Advertisement


Histórico

A estreia do Nasdaq composite foi em 1971, inicialmente ele operava apenas 50 empresas, que geravam um valor inicial de 100. 

O índice teve seu auge nos anos 2000 quando o mercado norte americano estava vivenciando a bolha da internet, o estouro da bolha fez ele cair drasticamente de 5.132 pontos para 1.108 pontos em outubro de 2002. 

Advertisement



Em 2008 então o mercado passou por outra crise, e o Nasdaq composite junto com ele, quando o banco de investimentos Lehman Brothers chegou a falência e junto com ele todos os mercados financeiros que existiam no mundo. 

Advertisement


Essa crise fez o índice cair de 2.300 pontos para 1.265 entre fevereiro de 2008 e março de 2009. A recuperação do mercado só aconteceu graças a influência do federal reserve e sua política flexível quantitativa. 

FAANG/Fonte: Reprodução

Nos últimos tempos, mesmo enfrentando crises de inflação e pandemia, o Nasdaq composite tem alcançado marcas históricas graças ao grande crescimento de empresas de tecnologia.

Advertisement


Critérios de formação

O índice usa o método de ponderação de capitalização de mercado, de forma que seu valor é o total de pesos de ação multiplicado pelo último valor de cada título. 

Isso faz com que a atualização do título seja constante, seu valor é calculado a cada segundo do dia e o valor final é informado às 16:16 de cada dia de negociação. 

Para integrar o índice, as ações devem ser de títulos específicos, que são : 

Fundos de investimento imobiliário (REIT), Ações de juros benefícios ( SIBs), ações ordinárias, interesses em parcerias limitadas, American Depositary, Receipts (ADRs).  

Já alguns títulos, não podem entrar no índice como debêntures, fundos fechados, fundos negociados em bolsa, ações preferenciais, e títulos derivativos de qualquer tipo. 

Vale ressaltar que caso um título deixe de atender aos requisitos necessários de elegibilidade, o mesmo pode ser removido a qualquer momento.

 Alterações de preços oriundas de algum motivo como desdobramento das ações ou pagamento de dívidas, a correção será feita quando o fato expirar. 

Dessa forma, é possível notar que o Nasdaq composite é altamente amplo e de grande reconhecimento no mercado internacional, e como já mencionamos, ele serve muito como parâmetro de performance das empresas ligadas ao setor de tecnologia.   

Como investir no Nasdaq composite

Por conta de suas altas variações por conta das ações de tecnologia, muitos investidores têm dúvidas de como fazem para investir nele. 

Para quem quiser, uma das maneiras de se fazer isso é através do processo de stock picking que é verificar as empresas listadas e selecionar quais preferem. 


Mas para muitos, existe uma maneira mais fácil de se investir no índice, que é através dos ETFs, que são fundos de sugestão passiva que acompanham um benchmark (índice de referência que se usa para avaliar o desempenho de uma bolsa), sendo a maneira mais prática de investir. 

E também existe a possibilidade de investir através do NASD 11, que inclusive, está presente nas bolsas brasileiras.

 E uma outra forma é pro investidor que quiser alocar o capital no exterior, pode usar o ETF QQQ (Um fundo negociado na Nasdaq 100, índice que contém as 100 maiores empresas da bolsa.). 

Com isso, qualquer investidor, dentro ou fora do Brasil, tem diversas maneiras para investir.