Pré-abertura da bolsa de valores: Saiba como funciona – ESTOA

Pré-abertura da bolsa de valores: Saiba como funciona

Para quem quer começar a vida de investidor, é importante saber como funcionam os horários das bolsas de valores


Advertisement


Advertisement


Todo investidor sabe que as ações são negociadas através das bolsas de valores, porém, o que passa despercebido por alguns é que antes da abertura oficial das negociações existe um período de pré-abertura. Esse horário existe em todos os países e com possibilidades de negócios em cada um, de acordo com as regras estabelecidas para esse período. 

Essa pré-abertura das bolsas normalmente ocorre cerca de 30 minutos antes da abertura oficial das negociações, esse período é reservado para alguns movimentos específicos, por isso é fundamental que o investidor o conheça. 

Leilão na pré-abertura

Durante os primeiros 15 minutos, é possível cancelar as operações feitas após o fechamento da bolsa no dia anterior, desde que elas ainda não tenham sido concluídas. Nos 15 minutos restantes, é realizado o leilão de abertura, durante esse momento, os investidores fazem ofertas mas elas ainda não foram concretizadas e nem podem ser canceladas. 

Advertisement


É durante esse momento que ocorre a formação dos preços iniciais das ações, principalmente daqueles papéis que possuem maior liquidez. Esse leilão é feito para dar uma maior transparência na formação do preço inicial daquelas ações que serão negociadas ao longo do dia. 


Advertisement


 Durante o evento, os investidores lançam suas ordens de compra e venda, e a bolsa então passa a procurar um preço que possa satisfazer o valor da venda estipulado pelo dono daquele ativo, quanto o preço de compra que é oferecido por aquele papel. 

É algo bem semelhante ao leilão tradicional, mas com o objetivo de satisfazer o maior número de investidores possíveis já que o volume de ofertas é bem maior que no modo tradicional. 

Advertisement


Durante esse momento a bolsa não executa nenhuma ordem, ficando a cargo apenas de receber para calcular o preço teórico da abertura, que é o valor inicial dessas ações, sendo formado a partir desses dados. 

Quando ocorre de fato a abertura da bolsa, todas ordens de compra acima do preço inicial são executadas, e o mesmo ocorre para as ordens de venda abaixo do valor estipulado. No fim do leilão todas as ordens executadas estarão nesse preço teórico, então mesmo que o preço de compra ou venda seja maior que ele, essa ordem é executada no preço teórico. 

Advertisement


As ordens que não participaram do leilão ( não foram executadas) podem ser normalmente canceladas como as ordens de compra menores que o preço teórico ou a ordem de venda superior ao estipulado.

Ordem de venda e compra/Fonte: Reprodução

Dessa maneira, existe a necessidade de  plena atenção dos investidores para não esquecerem a operação caso ela já não seja mais do seu interesse, já que diante das oscilações que ocorrem no dia, posteriormente ela pode ser realizada.

Importância 

O momento de pré-abertura é importante, pois, é ele quem irá definir os preços de abertura e conduzir o início das negociações, esse momento pode ser de fator decisivo para o investidor que deseja obter lucro nos primeiros minutos. Isso se deve ao fato de que  o investidor pode aproveitar a volatilidade, já que muitos usam esse período para defender sua posição. 

Como participar da pré-abertura

Caso tenha interesse em fazer parte do leilão de abertura, irá precisar de um home broker que é a plataforma de negociação da bolsa. No horário da pré-abertura, basta digitar o ticker do ativo que você deseja negociar e lançar suas ofertas, apontando a quantidade e preço de seu interesse. 


É possível também enviar ordens fora do horário de funcionamento, nesse caso, elas ficam armazenadas no sistema do banco de investimentos e se tornam registros de ofertas no leilão de pré-abertura seguinte.  

Horário de funcionamento

A bolsa brasileira, B3, funciona de segunda a sexta em horário comercial: das 10h às 17h, os horários costumam sofrer alterações no início e final do ano por conta dos horário de verão dos Estados Unidos, a mesma coisa ocorria quando existia um horário de verão no Brasil, esse fuso deixou de funcionar em 2020. 

Além da pré-abertura, existem outros horários fora do convencional, como o call de fechamento onde ocorre um novo leilão e são definidos os preços de fechamento dos ativos. 

Também tem o After Market que começa após 25 minutos do horário regular e normalmente dura 35 minutos, ou seja, costuma terminar às 18h.

Nele, os 5 primeiros minutos são para realizar o cancelamento de ofertas, na seguinte meia hora será feita a negociação de compra e venda. É uma segunda chance para quem não conseguiu se ajustar durante o pregão regular.