General Motors (GMCO34) quer transportar passageiros nos EUA em seus carros autônomos – ESTOA

General Motors (GMCO34) quer transportar passageiros nos EUA em seus carros autônomos

Cruise, empresa controlada pela GM pode ser a primeira no país a obter licença em São Francisco


Advertisement


Advertisement


A General Motors (GMCO34) pode ser a primeira montadora a cobrar para transportar passageiros nos Estados Unidos, nos carros autônomos da empresa, que ela controla no país.

A Cruise, startup fundada em 2013, foi comprada pela GM em 2016 por cerca de US$ 1 bilhão e já tem permissão para rodar com os seus carros pela cidade de São Francisco, na Califórnia, desde 2020.

A empresa à época começou com uma frota de 180 veículos e com o aporte financeiro de duas montadoras gigantes. Além da General Motors, a japonesa Honda também é acionista da empresa, e pretende inclusive começar a circulação de veículos da Cruise na capital Tóquio.

Advertisement


No ano em que foi permitida a começar a sua operação na cidade, a Cruise se tornou a quinta empresa automobilística a obter liberação para rodar com carros autônomos, sem motoristas.

Veículo da Cruise foi parado por policiais em São Francisco /Foto: Reprodução

General Motors e Cruise enfrentam autoridades

Apesar da expectativa da startup para começar a circular com seus veículos no norte da Califórnia, a Cruise vem sofrendo represálias das autoridades locais, que não enxergam com bons olhos a ideia da liberação para a empresa controlada pela GM.

Advertisement


De acordo com as autoridades do estado (bombeiros, polícia e órgãos de tráfego), a Cruise precisa de novas restrições para poder transportar passageiros na cidade de forma que garanta a segurança deles durante as viagens.

Em documento enviado à Comissão de Serviços Públicos da Califórnia que julgará o pedido de permissão da Cruise, o aumento no número de carros rodando pelas ruas da Califórnia pode acarretar em “comportamentos incomuns” dos veículos, levando risco à integridade física dos cidadãos.

Advertisement



A preocupação das autoridades locais não é em vão, recentemente dois acontecimentos envolvendo veículos da Cruise acabaram chamando a atenção de pedestres e motoristas.

Advertisement


Em abril deste ano dois casos ocorreram nas ruas da Califórnia, durante o primeiro deles, policiais deram ordem de parada para um carro da Cruise, mas o veículo saiu andando pouco depois do início da averiguação sem ter sido liberado.

Depois foi a vez de um caminhão de bombeiros passar por uma situação diferente com o veículo. De acordo com as autoridades, o veículo sem motorista bloqueou a passagem do caminhão que estava indo atender a um chamado. Mesmo com o alarde feito em ambos os casos, a Cruise afirmou que as decisões tomadas foram seguras.

Carros autônomos nos EUA

Ainda que aqui no Brasil os carros elétricos ou autônomos ainda sejam uma realidade um tanto quanto distante do dia a dia dos brasileiros, nos Estados Unidos é mais comum encontrar carros deste tipo andando pelas ruas.

Inúmeras marcas já conseguiram a liberação para circular com carros sem motoristas em diversas cidades do país. A primeira delas foi a Waymo, empresa controlada pela dona do Google, a Alphabet.


Desde 2018 a empresa já tem licença para andar com os seus veículos no país. A Waymo já atua inclusive com o transporte de passageiros no seu serviço de táxi no estado do Arizona.

Outra montadora que também atua nessa área nos Estados Unidos é a Ford, que em parceria com a Lyft lançou o seu serviço de táxis na região de Miami. A ideia das duas empresas é de que o serviço seja expandido ainda para Austin, no Texas.

Os veículos autônomos nos Estados Unidos podem ir além do que somente serviços de táxi para passageiros, existe a possibilidade de que nos próximos anos, as montadoras desenvolvam carros para o transporte público.

Marketplace da GM /Foto: ReproduçãoGM lança marketplace

A General Motors lançou nesta quarta-feira, (1), o seu marketplace no Brasil, possibilitando que motoristas comprem automóveis da GM por lá. A princípio a empresa colocará cinco mil veículos 0 km à venda no marketplace.

A ideia para os próximos meses é continuar com essa digitalização dos processos de compra de automóveis. Em setembro deste ano novos recursos devem ser disponibilizados para atender aos interesses dos possíveis compradores. A empresa disponibilizará a contratação de financiamento e avaliação do veículo usado para a troca.