Uber (U1BE34) segue planos e colocará caminhões de carga na estrada
Em parceria com a Waymo, do Google, empresa anunciou novo projeto nos EUA por meio da Uber Freight
Nesta última terça-feira, (7), a Uber (U1BE34) anunciou que continuará com seus planos de utilizar veículos sem motoristas. O novo projeto da companhia será tocado em conjunto da Waymo, um braço do Google para o desenvolvimento de carros autônomos.
Com a parceria entre as duas empresas, elas irão colocar nas estradas dos Estados Unidos, alguns caminhões de carga que rodam sem a necessidade de motorista. Esse tipo de condução não é uma novidade nem para a Uber e Waymo, nem para os norte-americanos.
O projeto desenvolvido visa a redução de custos em viagens de longa distância ao redor do país. De acordo com a Uber e a Waymo, além dos gastos menores, esse novo método fará com que haja maior eficiência.
Acordo Uber e Waymo
O acordo firmado entre a empresa de mobilidade e a subsidiária do Google foi feito por meio do braço logístico da Uber, o Uber Freight.
No negócio cada uma das companhias irá atuar na área em que tem maior conhecimento. A Uber ficará responsável pela viagem em si, enquanto a Waymo terá a responsabilidade de fornecer a tecnologia necessária, além dos veículos em si.
Com a parceria, os usuários poderão agendar fretes com caminhoneiros por meio do próprio celular. A princípio essa conexão dos veículos da Waymo no serviço por aplicativo terá acesso apenas a frota de teste da desenvolvedora.
No entanto, isso tende a mudar futuramente com a possibilidade dos caminhões serem contratados diretamente por uma transportadora por meio da Uber para implantar os modelos sem motoristas nas suas entregas.
Ainda que o acordo tenha sido concluído entre as companhias, os caminhões autônomos ainda não são permitidos de andar nas rodovias dos Estados Unidos.
Por esse motivo, ainda não há uma data específica para o início da operação no país, mesmo que a desenvolvedora já esteja testando os veículos em alguns estados. A previsão é de que quando os caminhões estiverem liberados para circularem, eles comecem pelo Texas, entre as cidades de Dallas e Houston.
Empresa fortalece logística
Além de partir para a atuação em outras áreas além das corridas habituais em veículos padrões. A Uber tem feito novas aquisições nos últimos meses para poder garantir uma logística melhor nos novos serviços.
No ano passado, a empresa já tinha efetuado a compra da Transplace, companhia responsável por serviços de logística por meio da Uber Freight com esse mesmo objetivo de acelerar a sua transformação para conseguir atender o seu público.
O investimento pesado de US$ 2,25 bilhões foi feito com o intuito de criar a maior plataforma de logística do mundo, segundo a Uber.
Um dos motivos para esse desejo de transformar a sua malha logística, é o fato da Uber nos últimos meses ter feito uma série de transformações com relação aos seus serviços ofertados.
Novos projetos
Durante esse período, a companhia divulgou no seu evento anual uma série de novidades com relação aos produtos da companhia. Além disso, ainda declarou a intenção de tornar 90% da sua frota em veículos elétricos.
Entre as novidades divulgadas pela Uber nesta ocasião está um novo modelo de entrega para o seu serviço focado em delivery, o Uber Eats, com a utilização de veículos autônomos. Com o novo projeto, a empresa terá robôs e carros sem motoristas fazendo entregas.
Mas assim como os caminhões, o projeto que ainda está em fase de testes começará a funcionar em cidades dos EUA, mais especificamente no estado da Califórnia.
Além disso, a Uber pretende investir cada vez mais em outras duas modalidades recém criadas pela empresa. Uma delas tem foco nas viagens em grupos, usadas principalmente para reservas de ônibus, é o Uber Charter que ainda não está funcionando.
Ainda no início das suas operações, o Uber Travel promete ser uma modalidade que possibilita viagens maiores e planejadas e já está funcionando nos EUA e no Canadá.