Heineken busca expansão nos e-sports e anuncia parceria
Grupo irá utilizar a sua marca Heineken 0.0 para estampar nome no cenário
A Heineken, uma das marcas de cervejas mais conhecidas no mundo, anunciou uma parceria para marcar sua presença em um território diferente do habitual, o universo dos games.
O grupo fundado em Amsterdã, na Holanda, chegou a um acordo com a Riot Games, produtora responsável por um dos torneios de e-sports mais acompanhados do país, o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL).
A parceria feita com o estúdio, fará com que a cervejaria estampe a sua marca de bebidas com zero teor alcoólico, a Heineken 0.0, para uma enorme quantidade de espectadores. As transmissões ultrapassam a média de 200 mil pessoas nas fases preliminares e quase 500 mil na última grande final.
Heineken nos e-sports
O acordo entre a cervejaria e a Riot Games marca a primeira aparição da Heineken em um evento de esportes eletrônicos no mundo todo. A ideia da empresa em estampar o seu nome em um dos maiores torneios do cenário faz com que a Heineken seja pioneira nesse tipo de negócio.
De acordo com Eduardo Picarelli, diretor da Business Unit da Heineken no Brasil, a empresa quer proporcionar novas experiências para consumidores e competidores com a Heineken 0.0, surgindo como uma alternativa para aqueles que desejam manter alta performance.
A parceria terá a duração de dois anos e buscará também amplificar a mensagem da marca para atingir um público diferente do que o de costume. De acordo com as empresas, a marca da cervejaria estará estampada nas transmissões do evento e no dia a dia do CBLoL.
As inserções da marca estarão presentes desde o início da competição que terá partidas em modo híbrido, com exibições presenciais na Arena CBLoL e também online.
A Heineken garantiu no acordo também os naming rights do Troféu Craque da Galera, que elege por meio de votação popular quem será o premiado. A categoria é a única decidida pelos fãs do jogo.
Outros projetos
Além da entrada no universo do League of Legends, a cervejaria holandesa também tem marcado sua presença em outros eventos. Em novembro do ano passado, durante o Grande Prêmio de Interlagos, da Fórmula 1, a marca realizou um campeonato virtual do jogo de corrida.
Em evento que aconteceu no Autódromo de Interlagos, a Heineken 0.0 promoveu o torneio ‘Player 0.0’. O mini campeonato teve entre os participantes, consumidores da cerveja sem álcool, influenciadores e pilotos de outras modalidades, como Bia Figueiredo e Tony Kanaan.
Além disso, a marca adquiriu além dos naming rights do Troféu Craque da Galera do CBLoL, os direitos de nomear dois campeonatos do automobilismo virtual. Em parceria com a F1BC e a IRB E-sports, a Heineken anunciou a realização da Fórmula Heineken 0.0 e o Heineken 0.0 Masters of Track.
O primeiro torneio inclusive será algo mais exclusivo, segundo o diretor geral da F1BC E-sports, pois apenas os 30 pilotos virtuais mais rápidos se classificarão para o campeonato para disputar premiações exclusivas da cervejaria.
Tradição no esporte
Apesar de estar apenas começando a trilhar o seu caminho dentro dos esportes eletrônicos, o Grupo Heineken já está presente em outras competições esportivas há bastante tempo, principalmente no futebol.
A Heineken é uma das patrocinadoras do maior torneio de clubes masculinos do mundo, a UEFA Champions League desde 2005 e vem ampliando cada vez mais o seu nome no mundo do esporte.
A marca conseguiu ao longo desses 17 anos, criar campanhas publicitárias que ficaram no imaginário do espectador mesmo que tenham sido veiculados há anos. Até por isso é instantâneo para o torcedor lembrar da marca de cerveja ao assistir a um jogo da competição.
No Brasil, o Grupo Heineken assinou no último ano um acordo para patrocinar o Allianz Parque, estádio do Palmeiras. A empresa irá comercializar duas de suas marcas no estádio do clube, a Heineken e a Amstel.
Além disso, a empresa nos últimos anos também começou a olhar para o futebol feminino. Desde o ano passado a Heineken decidiu espelhar os seus patrocínios na Champions League feminina, como já ocorria na masculina.
A cervejaria conseguiu também adquirir os direitos da Eurocopa Feminina até 2025 e os direitos da W Series, campeonato de corridas motorizadas.