Day Trade: Conheça essa estratégia – ESTOA

Day Trade: Conheça essa estratégia

O estereótipo de que é necessário acompanhar as bolsas de valores o dia todo foi construído com base nessas operações


Advertisement


Advertisement


O day trade é uma estratégia especulativa, em que os chamados traders (as pessoas que utilizam esse método) compram e vendem diversos ativos nas bolsas de valores com o objetivo de lucrar a curto prazo. 

Sendo assim, seu objetivo é comprar e vender ativos no mesmo dia e conseguir lucrar com a operação, e isso pode ser utilizado em qualquer ativo negociado nas bolsas como ações ETFs, fundos imobiliários e outros tipos de contratos. 


Advertisement


A semelhança das negociações entre diferentes ativos é seu início e término em um mesmo pregão da bolsa de valores. Os traders costumam aproveitar movimentos e variações das cotações diárias do mercado para tentar então lucrar com a operação. 

Apesar de parecer algo rápido e promissor, essas operações são muito arriscadas e podem trazer grandes prejuízos que podem ser difíceis de se recuperar, já que mesmo em curto prazo o mercado pode se comportar de maneira aleatória e irracional. 

Advertisement


Dessa forma, antes de realizar a estratégia, é preciso conhecê-la bem, saber como funciona, e quais os riscos, antes de tentar as negociações de curto prazo. 

Pesquisando, o iniciante na estratégia poderá conhecer as vantagens e desvantagens dessa estratégia que é tão difundida, além de saber com base em estudos concretos, se fazer day trade realmente vale a pena.

Advertisement


Funcionamento

Como existem muitas propagandas e vieses no mercado que estimulam a adoção da estratégia na bolsa de valores, é fundamental que os investidores, principalmente os iniciantes, conheçam a estratégia. 

Normalmente esses incentivos vêm através dos influenciadores digitais, vendedores de curso e até das próprias corretoras de valores. Para isso, eles costumam mostrar como as operações de day trade são simples e rápidas, fazendo o trader embolsar lucros suficientes para satisfazer seu custo de vida. 

Advertisement


E mostrando também que o trader pode alcançar outro patamar de vida, já que os lucros poderiam ser inimagináveis. E com isso muitas das propagandas mostram traders em mansões, carros de luxo e itens valiosos.  

Como fazer essas operações

Muitos investidores iniciantes procuram saber como realizar operações de day trade, muito por conta do grande número de propagandas e anúncios que a internet promove. 

Então, é possível dizer que o day trade funciona amparado na análise gráfica, ou análises técnicas como elas também são conhecidas. Através delas os traders estudam comportamentos gráficos para encontrar tendências. 

Essas tendências são teoricamente capazes de prever eventuais movimentos de baixa e alta dos ativos. Dessa forma, o trader conseguiria montar uma posição de compra ou venda do ativo para ganhar com sua alta ou sua queda. 

Dessa forma, toda vez que um trader observa alguma dessas tendências na cotação dos ativos, ele tem a opção de iniciar uma posição comprada (apostando na alta) e uma posição vendida (apostando na queda), caso o trader acerte sua operação, ele encerra com lucro. 

Stops 

Os stops no day trade são instrumentos utilizados pelo trader para interromper uma operação que está gerando prejuízo para evitar que essa queda se agrave ainda mais. 

Para fazer isso, é necessário determinar faixas de preços em que o stop é acionado automaticamente pela plataforma da corretora, que fica responsável por essa operação, esse é o caso do stop loss. 

Mas existe também um stop para ganhos, chamado de stop gain, aqui o trader determina em quais operações a plataforma da corretora deve encerrar, entre as que estão dando lucro. 

Isso acontece para que o trader não fique tempo de mais em uma única posição e  acabe no futuro encerrando-a com ganhos menores ou até com prejuízo.

 De forma simples, é uma maneira de garantir lucro na operação, no momento em que, de acordo com o trader, a probabilidade de aumento do lucro é menor que sua redução. 

Diferenças entre day trade, Swing trade e position 

Swing trade

É uma estratégia muito conhecida e utilizada no mercado e apesar de também ser uma metodologia focada no curto prazo e na aposta, existem algumas diferenças entre o Swing trade e day trade. 

A distinção entre essas duas estratégias é o tempo de duração das operações, o day trade realiza e finaliza operações em um mesmo dia, enquanto o Swing trade o trader segura a sua posição por mais alguns dias. 

Na maior parte do tempo, essas operações costumam durar de 2 a 5 dias , mas apesar disso, essa estratégia continua tendo as mesmas características de day trade. 

Position Trade

Essa característica costuma mesclar a análise técnica com a fundamentalista para montar sua posição. Através dessa análise, o especulador pode observar que determinada ação está com um valor muito abaixo ao quanto deveria ser. 

Foto ilustrativa de day trader/Fonte: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas

Um exemplo é que um position trader poderia montar posições, em março de 2020, durante os circuits breakers do Ibovespa por conta da crise do coronavírus. Durante aquele cenário o trader poderia comprar um ativo e vendê-lo alguns meses depois, caso o cenário melhorasse.

Desvantagens e riscos

Para não cair em nenhuma promessa de dinheiro fácil e acabar em prejuízos, é necessário que o investidor fique ciente dos pontos negativos. 

Alto nível de estresse 

A primeira desvantagem do Day trade é o nível alto de estresse, isso por conta das negociações ocorrerem em único dia, fazendo com que o trader precise ficar quase o dia todo olhando suas operações.. 

Outra questão também é a frieza que o trader precisa ter ao ver o dinheiro reduzir para obter um lucro, e também a frieza para conseguir encerrar uma posição com prejuízo. Esses aspectos fazem as operações de day trade serem extremamente estressantes. 

Inclusive, essas pessoas costumam ser representadas como ansiosas, tensas e estressadas na mídia em geral, como produções que retratam o mercado de capitais. 


Isso chega a ser preocupante porque normalmente os melhores momentos pra se investir na bolsa são quando as ações estão em baixa e os investidores mais pessimistas.  É nesse momento que o preço dos ativos ficam mais atrativos.

Porém, é nesse momento que os traders mais perdem dinheiro e ficam mais estressados, fazendo alguns encerrarem posições nos melhores momentos de compra.  Então muitos acabam comprando na alta e vendendo na baixa. 

Irracionalidade em ativos de curto prazo

Uma outra desvantagem é a inevitável dos ativos no curto prazo, isso acontece por ser impossível conseguir prever algo que é irracional e aleatório, que no caso são as cotações dos ativos no curto prazo. 

Dessa forma, os movimentos realizados pelos traders são baseados em apostas e não em análises, ao contrário do que a estratégia costuma afirmar. 

Necessidade de um acompanhamento integral

A necessidade de que o trader precise ficar acompanhando as operações de forma total e diária no mercado. 

Dessa forma se torna difícil que um trader consiga conciliar a estratégia com algum outro trabalho, ao contrário dos Swing e Position traders que fazem operações com um prazo maior e conseguem fazer essa conciliação. 

Corretagem e emolumentos

O day trade costuma ter um número alto de corretagem e emolumentos  por conta do grande número de operações que os traders realizam, e com isso eles costumam acabar desembolsando um grande número de taxas de corretagem. 

Além da corretagem, ainda existe a comissão da bolsa, que no caso do Brasil é a B3, que recebe uma parte em uma das transações através dos emolumentos, essa comissão acaba sendo uma porcentagem do volume de transações. 

Dessa forma, quanto maior o valor da ordem de compra ou venda, maior será o emolumento. 

Planos de corretagem e plataformas

Outro custo são os planos mensais, anuais ou limitados de corretagem. Normalmente os traders costumam contratar esses planos para conseguir uma economia nas taxas de corretagem oferecidas pelas corretoras. 

É comum também a contratação de plataformas de negociação especiais para que possuam mais ferramentas, segurança e robustez no home broker. Essas plataformas costumam ter um custo mensal, para a utilização das mesmas. 

Imposto de Renda 

Outro custo que o day trader terá que arcar é o pagamento recorrente de imposto de renda, caso as operações tenham lucro, já que diferente das operações que não ocorrem no mesmo dia, às operações com lucro no day trade não possuem isenção de IR. 

Isso acontece devido ao fato gerador desse tributo é auferir ganho líquido na alienação de ações em operações de day trade durante um mês. Então se o trader obter lucro durante esse período, deve pagar uma alíquota de 20% sobre o resultado líquido. 

A compensação de prejuízos nessas operações só é válida para aquelas que foram realizadas no mesmo dia e na mesma instituição. Outro ponto é que os impostos devem ser pagos mensalmente, até o último dia útil do mês vigente dessas operações. 

Por último é necessário dar atenção a parcela que é retirada na fonte de 1%, ela pode ser deduzida do imposto a ser pago pela DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) ou ser compensada por resultado de meses anteriores. 

Vantagens

Espaço curto entre as operações

Uma das vantagens atribuídas por especuladores é o curto espaço de tempo entre a realização das operações. Já que elas se iniciam durante um único pregão da bolsa de forma que podem durar horas, minutos e até segundos. 

Vender cursos sobre a estratégia

Outra vantagem é a possibilidade de vender cursos sobre day trade para outras pessoas. É possível observar na internet centenas de cursos sobre essa estratégia prometendo dinheiro com mais facilidade proveniente das operações de curto prazo.