Cobasi quer voltar para liderança do mercado pet e foca em marcas próprias – ESTOA

Cobasi quer voltar para liderança do mercado pet e foca em marcas próprias

Empresa perdeu o posto para a Petz em 2020 e agora busca expansão


Advertisement


Advertisement


A Cobasi, loja especializada na venda de produtos para animais de estimação, tem um objetivo definido para os próximos meses, retomar a liderança entre as varejistas desse setor que atuam no Brasil.

Atuando no mercado desde 1985, a rede de lojas já conta com mais de 130 unidades dos seus shoppings voltados para pets e por anos teve a alcunha de ser a líder entre todas as marcas que vendem produtos para animais de estimação.


Advertisement


Mudança de cenário

No entanto, este cenário passou a mudar nos últimos anos, com o crescimento de marcas rivais como a Petz e a Petlove, chegando inclusive a perder a dianteira do ranking para a primeira concorrente. 

Agora, a Cobasi pretende acelerar nos próximos meses uma iniciativa elaborada em 2019, para poder conseguir reverter isto, as marcas próprias. A rede que foi pioneira no setor acredita que essa estratégia ajudará a voltar para o lugar em que esteve por tanto tempo. 

Advertisement


Cobasi quer voltar para liderança do mercado pet e foca em marcas próprias
Linha exclusiva da Cobasi foi lançada em 2021 /Foto: Petindica

As linhas próprias lançadas pela marca até agora são de higiene e alimentação e representam ainda uma parcela relativamente baixa sobre o total de vendas, sendo 4% apenas de produtos vendidos com rótulos próprios.

Em junho de 2021 lançou a sua primeira marca exclusiva, a MyHug, marca focada na venda de produtos para cuidado e higiene dos animais de estimação, com o primeiro produto exclusivo sendo um tapete higiênico.

Advertisement


Mesmo que a Cobasi tenha posto como meta, voltar a liderança do mercado de pets, a empresa tem adotado estratégias diferentes da principal concorrente, que tem feito uma série de aquisições para se firmar como a líder do segmento.

O objetivo da empresa tem sido terceirizar a fabricação dos seus itens, ao contrário do que a Petz tem feito, e fechar aquisições esporádicas para aumentar o seu portfólio de produtos a serem oferecidos para os clientes da rede.

Advertisement


Capitalização

Outro cenário que pode mudar nos próximos anos, é a chegada da empresa na Bolsa de Valores. Segundo Paulo Nassar, um dos sócios da rede, este movimento para a abertura de capital da empresa pode acontecer nos próximos anos como forma de perpetuar a empresa, no entanto, sem prazos definidos ou pressa.

Esse é um caminho que a rival Petz adotou e fez com que a empresa crescesse. No ano passado, a Cobasi chegou a receber um aporte financeiro do fundo de investimentos Kinea, do Itaú. O valor de R$ 300 milhões possibilitou para a empresa um crescimento nas suas operações desde então.


Expansão da Cobasi

A rede que conta com 5% da participação no mercado de pets está longe de estar satisfeita com esses resultados e pretende expandir os seus negócios ainda neste ano. A ideia da Cobasi vai por um rumo diferente da Petz, que tem comprado diversas marcas nos últimos meses (Zee.Dog, Petix e Eleven Chimps).

Ainda que tenha adquirido a Pet Anjo no ano passado – empresa que serviu para a Cobasi ampliar sua oferta de serviços – a plataforma disponibiliza serviços como dog walker, hospedagem e day care, a empresa não vê com bons olhos outras fusões ou aquisições.

Porém, mesmo que a meta da companhia seja focar nos produtos de marcas próprias, há também o desejo de abrir novas unidades. Estão previstas mais 32 inaugurações somente neste ano, número que fará com que a rede fique perto de chegar a 200 lojas em funcionamento (serão 190 no total).

Cobasi quer voltar para liderança do mercado pet e foca em marcas próprias
Cobasi tem lançado Pet Parks em cidades para cachorros poderem aproveitar os espaços /Foto: Reprodução

No entanto, no mês de maio a Cobasi anunciou uma parceria com a construtora Trisul para a criação de Pet Parks nos empreendimentos da empresa. Os espaços disponibilizados pelos pets contam com brinquedos e outros ambientes para desfrutar com o seu animal de estimação.

Esses espaços tem se tornado cada vez mais comum ultimamente devido ao número de pets no país. Isso tem feito inclusive com que 9 em cada 10 shoppings hoje em dia permitem a entrada dos animais acompanhados de seus donos, de acordo com dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).