Inflação dos EUA atinge máxima de 40 anos
De acordo com o último relatório do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) do Bureau of Labor Statistics, a inflação dos EUA é a maior desde 1981.
“Nos últimos 12 meses, o índice de todos os itens aumentou 9,1% antes do ajuste sazonal”, observa o relatório do Bureau of Labor Statistics.
“O aumento foi amplo, com os índices de gasolina, abrigo e alimentos sendo os maiores contribuintes.”
Após a publicação do relatório da CPI, a administração do presidente dos EUA, Joe Biden, abordou o assunto.
A Casa Branca alegou que os dados já estão desatualizados e o relatório do CPI não reflete “o impacto total de quase 30 dias de queda nos preços do gás”.
De fato, a Casa Branca afirma que o “núcleo da inflação” caiu pelo terceiro mês consecutivo.
“É importante ressaltar que o relatório de hoje mostra que o que os economistas chamam de ‘núcleo de inflação’ anual caiu pelo terceiro mês consecutivo e é o primeiro mês desde o ano passado em que a taxa de inflação ‘núcleo’ anual está abaixo de seis por cento”, detalhou o comunicado de Biden.
De acordo com a Bloomberg, vários economistas e eles esperavam que os dados do IPC de junho chegassem a 8,8%.
Mercados de ações, ouro e criptomoedas sofreram volatilidade após a publicação do relatório de inflação dos EUA.
Depois que o relatório real foi divulgado, o mercado de ações viu perdas significativas, com o Dow Jones Industrial Average perdendo 400 pontos.
Todos os principais índices de ações caíram e o preço do bitcoin caiu da região de US$ 19.900 para uma baixa de 13 de julho de US$ 18.906 por unidade.
Os metais preciosos também caíram em valor, com a prata caindo 0,58% e o ouro caindo 0,41% na quarta-feira.
“Os ganhos ajustados à inflação foram negativos durante 88% da presidência de Biden.
No próximo mês, o lucro real cairá pelo 16º mês consecutivo: o maior período já registrado”.
Enquanto os números reais do IPC foram discutidos na manhã de quarta-feira, muitas pessoas tentaram assimilar quais seriam os números sem alimentos e gasolina adicionados à equação.
“Quem disser ‘Se você remover comida e combustível do IPC, a inflação realmente não é tão ruim’, tente viver sem comida e gás por um mês e me diga como isso acontece”, escreveu Tim Young, colunista do Washington Times, no Twitter.
*Com Criptonizando