Equipamentos para mineração de criptomoedas são roubados na Rússia – ESTOA

Equipamentos para mineração de criptomoedas são roubados na Rússia


Advertisement


Advertisement


Uma fazenda de mineração de criptomoedas no vilarejo de Kuchino, perto da cidade de Domodedovo, em Moscou, foi invadida por ladrões, informou a agência de notícias russa Bits.media na quarta-feira.

Os criminosos não identificados roubaram dezenas de placas de vídeo no último incidente envolvendo o roubo de hardware, que vem aumentando na Rússia.

A instalação de mineração estava localizada em um armazém de propriedade da rede de supermercados Vkusvill.

Advertisement



Segundo funcionários da empresa de segurança responsável pelo complexo, quatro indivíduos usando máscaras entraram no armazém, ameaçaram os guardas com armas e os algemaram.

Advertisement


Em seguida, os invasores levaram quatro contêineres com cerca de 100 unidades de processamento gráfico (GPUs) e outro hardware usado para extrair moedas digitais.

As autoridades policiais estimaram o valor do equipamento de mineração roubado em cerca de 1 milhão de rublos.

Advertisement


Os criminosos também tentaram esconder seus rastros roubando os dispositivos de armazenamento com os registros de vídeo das câmeras de vigilância.

A polícia russa está agora procurando os ladrões, que podem pegar até 12 anos de prisão se forem pegos.

Advertisement


Este é outro caso de roubo de hardware de mineração na Rússia, depois que os operadores de uma fazenda de mineração em Irkutsk desapareceram em junho, roubando plataformas no valor de cerca de US$ 1,9 milhão de seus clientes.

O número desses incidentes aumentou nos últimos anos, juntamente com a crescente popularidade da mineração.

Mineração de Bitcoin

A mineração de Bitcoin está entre as atividades relacionadas a criptomoedas que ainda não foram regulamentadas na Federação Russa.

O clima frio e os recursos energéticos baratos em algumas regiões do país são considerados vantagens competitivas para o desenvolvimento da indústria.


Ao mesmo tempo, as autoridades russas estão tomando medidas para limitar a disseminação da mineração de criptomoedas domésticas, aumentando as tarifas de eletricidade para os russos que mineram com instalações improvisadas em seus porões e garagens.

O fenômeno tem causado consumo excessivo e avarias em áreas residenciais em regiões com eletricidade fortemente subsidiada para a população.

O bitcoin é negociado a US$ 22 mil, com queda de -5,21% nas últimas 24 horas.

*Com Criptonizando