Onde devo colocar a minha reserva de emergência?
Essa é uma dúvida que muitos investidores, principalmente os iniciantes, têm; onde devo colocar a minha reserva de emergência?
Bom, vamos lá. Quando falamos de reserva de emergência, temos que ter em pauta que buscamos um investimento que tenham essas características:
- Segurança: ou seja, uma aplicação que seja segura, pois não posso correr o risco de perder esse dinheiro, além de não ter volatilidade caso eu precise sacar esse investimento, e que tenha um saldo menor do que eu apliquei.
- Essa volatilidade você encontra nos títulos pré fixados e atrelados à inflação (IPCA).
- O investimento necessita ter a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) – fundo que garante até 250 mil reais por CPF, caso a instituição que você investir quebre, (no caso dos bancos).
Mas Leo, a poupança não pode ser considerada um investimento seguro? Onde posso colocar minha reserva de emergência?
Poupar é um ótimo passo inicial e, sem criar esse hábito, o investidor não vai para frente. Eu mesmo, no início, cheguei a fazer alguns aportes na caderneta de poupança na época em que ela ainda pagava algo próximo de 70% da Selic. Porém, não adianta, se você quer um dia enriquecer e viver de renda, você precisa investir além de poupar. Você não chegará onde ninguém esteve fazendo o que todos fazem.
Por isso, enquanto um poupador que guarda dinheiro todo mês na caderneta de poupança acaba tendo retornos reais negativos ou muito baixos, o investidor multiplica seu patrimônio e faz ele gerar uma bela renda. Se você já adquiriu o hábito de poupar, mas ainda tem medo de se tornar um investidor, não tem problema. Comece com pouco e vá se acostumando. Com o tempo, você estará totalmente confortável em ter ações e FIIs (fundos imobiliários) na sua carteira. Investir mensalmente nesses ativos será tão simples quanto guardar moedas no porquinho de casa.
A renda fixa é uma porta de entrada para você investidor iniciante começar a colocar seu dinheiro para trabalhar para você, através da bolsa de valores. Ao invés de pagar juros pro banco e impostos para o governo, que tal começar a receber juros do mesmo?
“Se você não fizer seu dinheiro trabalhar para você, terá que trabalhar até morrer.”
Warren Buffett
– Leonardo Alves
*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.