Exchange Zipmex retomará saques de Bitcoin e Ether
Depois de quase 20 dias, a exchange Zipmex finalmente marcou uma data para liberação dos saques de Bitcoin (BTC) e Ether (ETH) de sua plataforma. Os saques ocorrerão nos dias 11 e 16 de agosto, conforme divulgado na segunda-feira (8).
No dia 11 os clientes poderão sacar ETH e no dia 16, BTC. Segundo o anúncio, não há outras datas previstas para liberação de saques.
“Estaremos emitindo atualizações frequentes sobre nossos planos e cronogramas para liberar os ativos afetados restantes aos usuários por meio dos canais de comunicação oficiais de cada país”, afirmou a Zipmex.
Conforme noticiou o CriptoFácil, a Zipmex bloqueou os saques na sua plataforma em 20 de julho, alegando obstáculos financeiros. A exchange tinha exposição aos protocolos Babel Finance e Celsius Network, que também bloquearam saques e enfrentaram grandes crises de liquidez.
Plano de reestruturação
O escalonamento dos saques faz parte do plano de reestruturação divulgado pela empresa, que visa restituir todos os fundos bloqueados. Desde o bloqueio dos saques, a Zipmex afirma que está se preparando para garantir que todos os clientes recebam seu dinheiro.
Nesse sentido, o plano é dividido em etapas e algumas delas já estão sendo cumpridas. Por exemplo, a exchange retomou os saques de várias altcoins na semana passada, como Solana (SOL), Cardano (ADA) e Ripple (XRP). Agora, é chegada a vez das principais criptomoedas do mercado.
“Estamos trabalhando para garantir total conformidade à medida que começamos a liberar alguns saques de tokens a partir de meados de agosto”, disse a Zipmex quando liberou os saques das altcoins.
Contudo, a Exchange não afirmou se os clientes poderão sacar todos os seus BTC e ETH nas datas previstas ou se haverá limitações de saques. A CoinFLEX, por exemplo, também restituiu as retiradas, mas os clientes só puderam retirar 10% do saldos guardados na exchange.
Zipmex e crise de liquidez da criptomoeda
A Zipmex tinha exposição no valor de US$ 48 milhões no Babel Finance e US$ 5 milhões na Celsius Network. Isso porque a exchange possuía seu próprio serviço de rendimento, chamado ZipUp+, uma espécie de poupança em criptomoedas.
Para arcar com os juros pagos aos clientes, a Zipmex deixava as criptomoedas rentabilizando no Babel e na Celsius. Só que quando a empresa paralisou os saques em toda a plataforma, a Zipmex não teve como acessar os fundos depositados lá.
Por isso, a exchange sofreu os impactos do bloqueio dos saques nestas plataforma, ficando sem acesso aos fundos. Como parte do efeito em cadeia, a exchange acabou paralisando os saques de seus clientes.
A Zipmex, oficialmente incapaz de retirar fundos da Celsius, “descarregou esse depósito e o absorveu por meio de nosso próprio balanço”. Em seguida, o Babel Finance também registrou problemas, o que agravou a situação da exchange.
“Para evitar a volatilidade do mercado de curto prazo devido ao que eram, na época, relatórios imprecisos e emergentes sobre a exposição da Zipmex à Babel Finance, a Zipmex tomou a decisão de interromper temporariamente as transferências entre a Z Wallet e a Trade Wallet”, informou a Zipmex em 20 de julho.