Não seja um lobo solitário no mercado financeiro!
Olá meus caros investidores e amigos! Tudo bem?
Você que está olhando em sites como a Estoa, procurando informações de analistas, motivado a encontrar aquela oportunidade que ninguém ainda enxergou, se sente sozinho? Ganhando/Perdendo no mercado dia após dia como um lobo solitário? Em uma estrada que não se pode ver a próxima curva até estar nela?
Pois bem, digo com toda a certeza à você: não seja um lobo solitário! Muitas das vezes romantizamos isso, seja por influências de filmes, animes e histórias em que ser uma pessoa que busca seus sonhos sozinha tem mais glória ou merecimento; e na verdade, sobreviver principalmente no mercado financeiro sem um tutor, sem uma didática criada especialmente para maximizar a aprendizagem, pode ser um desafio que você não irá conseguir vencer.
Não estou querendo promover que vocês deveriam pagar pelo primeiro curso que encontrarem, definitivamente não é isso! Esse texto tem como objetivo te alertar que existem várias pessoas que tem interesse em ajudar sem querer nada em troca, simplesmente por não quererem que outras pessoas passem pelo o que passaram.
Filtragem das pessoas que te influenciam
Todos conhecem a famosa frase: ” você é a média das 5 pessoas que mais anda”. Podemos até substituir o andar por seguir, já que atualmente recebemos muita influência por quem seguimos nas redes sociais. Entendo que você precisa se modelar, buscar boas influências que irão te ajudar a se entender e encontrar o seu estilo operacional no mercado financeiro.
É preciso filtrar, não dá para ser “bombardeado” de 50 pessoas diferentes com informações contraditórias te gerando mais dúvidas. Porém, é motivador ter uma pessoa de maior conhecimento naquele momento te corrigindo e orientando o melhor caminho para poder maximizar sua aprendizagem. Acredite, isso faz uma enorme diferença!
Busquem pessoas e/ou organizações capacitadas que mostrem através de resultados e conhecimento técnico que podem ser influenciadores em sua jornada, muita das vezes você deverá pagar pelos serviços delas, pois é a forma também de mostrar o quanto você deseja o conhecimento. O dinheiro não é o objetivo e sim consequência e valorização do trabalho de outras pessoas.
Algumas dicas para criação de conexões ou iniciação em cursos:
1 – Use redes sociais profissionais!
Existem excelentes profissionais que estão dispostos a ajudar, porém não irão ficar por aí batendo na sua porta. Utilize as redes sociais de maneira profissional, crie conexões e envie mensagens para essas pessoas, foi assim que eu consegui visitar algumas corretoras e conhecer pessoas fantásticas!
2 – Faça cursos presenciais!
Isso mesmo! Pode ser um pouco mais caro, mas tenho certeza que a imersão será incrível. Tente cursos de profissionais que irão estar presencialmente licitando. Turmas pequenas irão aumentar sua conexão tanto com o professor quanto com os demais alunos.
3 – Ensine!
Sabiam que é bem simples escrever artigos em sites? Acredito que todos tem uma mensagem e podem estar escrevendo artigos ou gravando vídeos que irão ajudar pessoas e ainda se fazer presente no mercado financeiro! Quem ensina aprende 2x.
Vamos correr em alcateia. Até a próxima!
– Wano Carvalho
CNPI-T
*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.