Qual setor de Fundos de Investimentos Imobiliários tem o melhor desempenho? – ESTOA

Qual setor de Fundos de Investimentos Imobiliários tem o melhor desempenho?


Advertisement


Advertisement


Os fundos de investimentos imobiliários são constituídos através de captações de recursos aplicados em empreendimentos imobiliários. Os fundos imobiliários são compostos por cotas que representam partes de seus patrimônios.

Aparentemente existem três tipos de fundos de investimentos imobiliários que apresentam suas cotas precificadas em bolsa de valores, são eles:

  1. Fundos de Investimentos Imobiliários de Tijolo: Os fundos imobiliários de tijolo investem o patrimônio diretamente em imóveis físicos, tais como, shoppings, escritórios, galpões logísticos, hotéis, hospitais, agências bancárias e residências. Os gestores e administradores desses fundos buscam obter receitas através do aluguel desses imóveis e os distribuem sob a forma de proventos para seus cotistas.
  2. Fundos de Investimentos Imobiliários de Papel: Esse tipo de fundo não é constituído por imóveis físicos, mas sim por títulos que financiam a construção de imóveis. São compostos por títulos de renda fixa, tais como, LCI’s que são emitidas por instituições financeiras e CRI’s que são emitidas por securitizadoras. Os gestores adquirem esses títulos do mercado imobiliário e no vencimento recebem os valores mais uma remuneração que é normalmente indexada à inflação (IPCA / IGPM) ou a taxa de juros.
  3. Fundos de Investimentos Imobiliários Híbridos: Contemplam em seu patrimônio tanto imóveis físicos quanto títulos referentes ao mercado imobiliário.


Advertisement


Agora vem a pergunta, qual tipo de fundo imobiliário apresenta melhor desempenho ao longo dos anos? Papel, tijolo ou híbrido? 

Não existe resposta 100% correta, pois as rentabilidades dos fundos imobiliários dependem de fatores macroeconômicos, taxas de juros de longo prazo, risco país, gestão, administração, portfólio, etc. No entanto efetuei um estudo de desempenho total (rentabilidade + dividendos) de alguns dos principais fundos imobiliários de cada tipo com relação à qualidade da administração e valor de patrimônio líquido.

Advertisement


São eles : HGLG11 (fii de tijolo), IRDM11 (fii de papel), KNRI (híbrido). 

Rentabilidade dos FIIs/Fonte: Statusinvest

Observando o gráfico acima, ao comparar os fundos imobiliários em uma mesma série histórica e reinvestindo os dividendos o fundo que apresentou melhor rendimento foi o fundo de papel IRDM11, seguido pelo fundo de tijolo HGLG11. O fundo híbrido KNRI11 apresentou desempenho pior que o IFIX que é o índice que reúne o desempenho médio dos fundos imobiliários negociados na bolsa de valores de São Paulo. 

Advertisement


– Tiago Setti Fontana 

Instagram: @tiagosettifontana 

Advertisement


Twitter: @SettiTiago 

‘’As informações contidas neste texto são de caráter exclusivamente educacional e informativo. Estas informações não constituem qualquer tipo de aconselhamento para a realização de investimento, não devendo ser utilizadas com este propósito, nem entendidas como tal, inclusive em qualquer localidade ou jurisdição em que tal oferta, solicitação ou venda possa ser contra a lei. Investimentos no mercado de ações possuem grandes riscos. É recomendada ao usuário a leitura cuidadosa destes estudos e uma avaliação criteriosa das estratégias de investimento e dos riscos envolvidos antes de aplicar seus recursos. ’’