Como organizar da maneira correta as finanças pessoais – ESTOA

Como organizar da maneira correta as finanças pessoais


Advertisement


Advertisement


Olá leitor, uma coisa te digo com toda certeza: você nunca terá sucesso nos investimentos se não organizar as suas Finanças Pessoais. Sem esta etapa, nenhuma estratégia de investimento será efetiva.

Organização das suas finanças

Muitas pessoas esquecem deste passo importante, mas é a partir da organização das suas finanças pessoais que você conseguirá manter constância de aportes de acordo com a sua estratégia de investimentos.

No artigo de hoje, quero te dar algumas dicas para montar seu orçamento da maneira mais simples possível.

Advertisement


Eu sei que muitas vezes é desconfortável olhar para as despesas mensais, mas é extremamente necessário.


Advertisement


 Aqui seguem custos que considero importantes, para construir o seu orçamento:

  • Contas mensais: quais são as suas contas fixas do mês? Aluguel, água, luz, telefone, escola dos filhos, faculdade, assinaturas, etc.
  • Raio-X do cartão de crédito: avalie sua última fatura do cartão (de todos), e levante qual o valor das faturas futuras, assim você consegue entender o quanto já tem comprometido mensalmente em cada cartão, essa análise te ajuda inclusive a tomar melhores decisões em relação a compras futuras, sejam parceladas ou à vista.
  • Gastos essenciais: estes gastos são aquelas despesas que são essenciais para você. Sair todos os finais de semana? Estar com os amigos? Almoçar fora aos domingos? O que é importante que aconteça para você entender que está vivendo o seu presente com qualidade? Coloque o valor médio que gasta aqui nesta categoria.

Terminada esta primeira etapa, some todos os gastos e subtraia da sua renda mensal.

Advertisement


E aí? Você conseguirá manter a constância dos seus aportes?

Se a resposta for sim, maravilha, você possui um orçamento pessoal saudável.

Advertisement


Se a resposta for não, vou te passar uma prática super simples, aplique 80/20 no seu orçamento. 

O que isso quer dizer?

80% dos seus rendimentos para viver hoje, 20% para investir em seus objetivos, esse percentual de divisão pode mudar de acordo com a sua necessidade e maturidade.

Só entenda que, quanto mais ágil você for à construção do seu patrimônio, mais rápido terá seu dinheiro trabalhando para você, e isso te dará liberdade de escolha.

Dica valiosa

Quero te dar uma dica valiosa sobre cartão de crédito, se você não sabe fazer dinheiro com cartão de crédito, é melhor que tenha no máximo dois, um para emergências com um limite maior e outro com o limite de no máximo 50% da sua renda para uso diário, lembrando que, se não for gastar com algo que esteja previsto, consulte seu orçamento pessoal para saber se no próximo mês terá dinheiro para pagar. 

Ter um cartão de uso diário com este limite, garante que você conseguirá pagar o valor total da fatura, sem precisar parcelar ou pagar o mínimo, essa é uma estratégia inteligente para um investidor de sucesso.

Dinheiro sem destino, é dinheiro perdido. O que tem feito com o seu?

– Vanessa Euzebio

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.