Protocolo BendDAO anuncia mudanças de emergência – ESTOA

Protocolo BendDAO anuncia mudanças de emergência


Advertisement


Advertisement


A BendDAO, plataforma que usa NFTs como garantia para emprestar Ether (ETH), está em apuros. O serviço enfrenta problemas de liquidez que causaram grandes liquidações, conforme noticiou o CriptoFácil, e agora tenta implementar mudanças.

Nesse sentido, a Organização Autônoma Descentralizada (DAO, na sigla em inglês) que comanda a plataforma agora deve decidir se adota uma nova política em seus limites de liquidação. Com isso, a BendDAO quer evitar ficar totalmente insolvente e ter que liquidar os NFTs deixados como garantia.

O pesquisador punk9059 alertou que a BendDAO está sem ETH para pagar os empréstimos da sua plataforma. Sem ETH nas reservas, os usuários da plataforma não têm como sacar os tokens e podem ficar sem dinheiro.

Advertisement



“Eles (BendDAO) ficaram sem ETH. As pessoas que emprestaram dinheiro via BendDAO para comprar NFTs com alavancagem não podem sacar seu dinheiro”, disse o pesquisador.

Advertisement


De acordo com dados da Etherscan, a carteira da DAO recebeu um pequeno influxo de fundos e agora detém cerca de 425 ETH, ou seja, R$ 3,5 milhões. Mas as coisas ainda seguem instáveis, já que o o protocolo tem compromissos de pagamento que somam mais de 15 mil ETH (R$ 124 milhões).

Portanto, ainda não há ETH suficientes para cobrir o que a BendDAO precisa para honrar com seus compromissos. Isso motivou a plataforma a criar uma proposta para tentar atrair mais fundos.

Advertisement


A proposta

A ideia aqui é tornar a liquidação e aquisição dos NFT deixados como garantia mais atraentes para os compradores. O principal ponto é aumentar o limite de liquidação, que atualmente é de 40%, para 85% em 30 de agosto. A partir daí, este limite cairá progressivamente até chegar aos 70% a partir de 20 de setembro.

Para quem empresta dinheiro, o protocolo propôs aumentar as taxas de juros para 20% e reduzir o período de leilão dos NFTs para quatro horas. Esta última medida tem como objetivo aumentar a liquidez dos NFTs.

Advertisement


Serviços como a BendDAO visam fornecer opções para detentores de NFT que desejam liquidez sem a necessidade de vender seus tokens. Na prática, eles permitem a monetização dos tokens, mas também há um grande risco de liquidez.

A maneira como a BendDAO funciona atualmente permite que os usuários depositem NFTs de alto valor no serviço e recebam até 40% do “preço mínimo” (price floor) do token como um empréstimo em ETH. Por outro lado, os usuários que depositam e emprestam seu ETH ganham juros sobre esses depósitos.


Um cofundador do BendDAO, um titular do NFT do Bored Ape Yacht Club que atende por CodeInCoffee, colocou a nova proposta para votação da comunidade na segunda-feira (25), em um esforço para estabilizar as finanças da DAO e restaurar a confiança na BendDAO.

“Lamentamos ter subestimado o quão baixo a liquidez dos NFTs tende a chegar um mercado de queda ao definir os parâmetros iniciais”, escreveu o cofundador.

Liquidações podem afetar NFTs

No momento, quando um mutuário deixa de pagar um empréstimo, o NFT usado como garantia vai a leilão. Mas os licitantes são obrigados a começar em 95% do valor do NFT com base no preço mínimo atual da coleção.

Se a proposta de emergência for aprovada, esse limite de liquidação será reduzido em um período de três semanas, começando em 85% do valor do ativo até atingir 70% em 20 de setembro.

Isso significa que muitos NFTs valiosos, incluindo ativos Bored Apes, CryptoPunks, Azuki e CloneX, podem ser liquidados contra o desejo dos seus proprietários. A redução gradual do limite, no entanto, visa evitar liquidações repentinas, reduzindo o risco das perdas.

Na tarde de segunda-feira, mais de 99% dos membros votantes da BendDAO votaram a favor da proposta. A votação se encerra nesta terça-feira (23) e já tem o quórum mínimo garantido para aprovação.