Eu realmente preciso de uma Reserva de Emergência? – ESTOA

Eu realmente preciso de uma Reserva de Emergência?


Advertisement


Advertisement


Se você começou a investir mas não tem sua reserva de emergência formada, é hora de dar um passo para trás e começar a se planejar para fazer isso.

A reserva de emergência é fundamental para qualquer pessoa, principalmente para quem possui investimentos e busca maior segurança e rentabilidade em suas aplicações.

Como funciona uma reserva de emergência?

Essa reserva monetária é diferente de seus investimentos tradicionais, e não deve ter como objetivo trazer maior rentabilidade para a sua carteira de investimentos. Para fazer a sua reserva, o ideal é que você calcule o seu custo de vida e tenha um colchão financeiro de três, seis ou até 12 meses baseado nessa quantia, ajustando tudo de acordo com sua renda e realidade.

Advertisement


Onde devo deixar esse dinheiro?

O objetivo dessa reserva é segurança e não rentabilidade, então devemos escolher as opções mais seguras e que nos garantem um rendimento razoável junto à uma disponibilidade rápida. Alternativas como a poupança, Tesouro Direto Selic ou CDBs de liquidez diária, são boas opções para se deixar essa reserva. Alguns também sugerem ter sempre uma parte desse valor em espécie, afinal, quando falamos de emergências, nunca sabemos o que pode nos acontecer.

Onde não devo deixar esse dinheiro?

Quando se trata de reserva para emergências, Títulos Prefixados sem liquidez, CDBs sem liquidez diária, LCI ou LCAs, mesmo sendo opções dentro da renda fixa, não atendem ao critério da liquidez que precisamos para a reserva, então não são opções adequadas. Ainda, investimentos como ações, fundos de investimento imobiliário entre outros ativos de renda variável, também não são indicados para ter como sua reserva, afinal, imagine que você precise desse dinheiro num dia de queda da bolsa de valores e sua reserva está com 20% a menos do que você deixou, por isso, não vale a pena investir nesses produtos para deixar a sua reserva.

Advertisement



Já investe há muito tempo e acha que realmente não precisa da reserva?

A reserva de emergência te traz a tranquilidade de não precisar vender todos os seus ativos com prejuízo numa emergência e te faz dormir todos os dias tranquilo, sabendo que, em caso de qualquer emergência, acidente, entre outros problemas, seu dinheiro está acessível e seus investimentos não serão prejudicados. 

Advertisement


Se quer começar a investir, comece pela reserva, se já começou, direcione os novos aportes para ela. Tudo deve ser ajustado dentro de uma estratégia individual de investimentos, aproveitando as oportunidades pontuais, mas sem deixar de lado a segurança de se ter uma reserva para te livrar de qualquer problema que possa surgir. 

Por fim, agora que você já entendeu que deve ter uma reserva tanto para sua segurança quanto da sua família, ajuste sua estratégia de investimentos e por um momento priorize sua tranquilidade, afinal um investidor de verdade nunca coloca tudo a perder.

Advertisement


– Danilo de Sousa 

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.