A cota do meu fundo imobiliário caiu, hora de comprar mais? – ESTOA

A cota do meu fundo imobiliário caiu, hora de comprar mais?


Advertisement


Advertisement


Algumas dúvidas são muito comuns, e importantes, entre investidores iniciantes e até mesmo dentre investidores com mais experiência. Uma delas é quando comprar ou quando vender um fundo imobiliário.

Primeiramente, é muito importante já começar dizendo que não existe estratégia necessariamente certa ou errada, vai do perfil e da estratégia do investidor. Como eu gosto sempre de falar, investir é um ato contínuo de autoconhecimento e de aprendizado.

Entretanto, faz muito sentido também ter referências para orientar as nossas ações. E é sobre isso que vamos conversar um pouco neste texto, mas, antes, vamos voltar um pouco ao início: como escolher um bom fundo.

Advertisement



Mais uma vez, isso é uma escolha que envolve a subjetividade do investidor, sendo ele mais conservador, moderado ou arrojado. Não apenas, depende da estratégia deste investidor, ou seja, quais são as características que se acham interessantes em um fundo imobiliário e como ele vai montar a sua carteira (lembrando sempre que diversificação é essencial).

Advertisement


Então, uma dica ótima para quando se vai comprar um fundo é a seguinte: crie um arquivo em Excel ou em outro formato de preferência do investidor e anote todos os pontos que achou interessante deste fundo e como ele se adequa à sua carteira. É interessante também que se anote os riscos, como a alavancagem, vacância, etc.

Isso, para que você tenha claro os pontos positivos que te chamaram a atenção, mas também lembrando sempre da existência de riscos. Recomendo que sempre se faça a leitura de pelo menos de 3 (três) à 6 (seis) relatórios gerenciais antes de se investir. Dica: se você não estiver entendendo, já é um sinal que talvez o gestor não esteja se conectando com o seu perfil de investidor.

Advertisement


Dito isso, fica fácil a resposta para a pergunta que fizemos no título deste texto. Se o valor da cota caiu e o fundo continua mantendo as características que me atraíram nele, então sim, é possivelmente uma oportunidade de compra.

Entretanto, se ao longo das suas leituras dos relatórios gerenciais você ver que a estratégia do gestor não está mais tão condizente com as características que você achou interessantes quando virou cotista, bem, então você deveria reavaliar, inclusive a posição deste fundo na carteira. Para o investidor não profissional, formas de avaliação do valor de um ativo simples, na minha opinião, já está de bom tamanho.

Advertisement



Para ser sincero, existem muitas formas de extrair um potencial valor de um ativo (valuation), mas muitas são complexas e todas têm maior ou menor grau de subjetividade. Então, não acho que seja necessário ser um gênio matemático para fazer bons investimentos e para entender o valor subjacente de um fundo imobiliário e existem formas simples de fazer isso.

Mas isso já é assunto para um próximo texto.

-Daniel Campos

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.